PETROBRÁS CONCLUI LEVANTAMENTO SÍSMICO EM ITAPU E AGORA SE PREPARA PARA NOVA PESQUISA EM ARAM

Artemis Odyssey Web 01A Petrobrás está conseguindo ampliar ainda mais seu conhecimento geológico em áreas do pré-sal. A empresa anunciou hoje (2) que concluiu uma pesquisa sísmica 3D no campo de Itapu, na Bacia de Santos. O levantamento foi realizado pela PXGeo do Brasil por meio da tecnologia de nodes 3D. Os trabalhos começaram em outubro, a cerca de 174 quilômetros da costa, em lâmina d’água de 1.600 metros.

Agora, para este mês de fevereiro, a Petrobrás iniciará uma nova pesquisa sísmica, desta vez no campo de Aram, a cerca de 167 quilômetros da costa e a mais de 1.200 metros de profundidade. A aquisição de dados também será realizada pela PXGeo do Brasil, por meio do navio sísmico Artemis Odyssey (foto). A atividade terá a duração de aproximadamente 130 dias e deve ser concluída em junho. O objetivo é mapear o subsolo marítimo como se fosse uma “ultrassonografia”, visando encontrar estruturas com potencial para armazenar óleo e gás.

A pesquisa sísmica é um tipo de investigação realizada antes do processo de exploração e produção de óleo ou gás natural no mar. Ela se baseia num método acústico (utilizando ondas sonoras), que possibilita identificar as camadas sedimentares onde estão acumulados os hidrocarbonetos. Esta ferramenta não prevê o local exato de acumulação de óleo e/ou gás, mas indica os pontos mais prováveis para a sua concentração. Dessa forma, a aquisição de dados sísmicos pode ser realizada para novas descobertas ou para monitoramento de campos de produção.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of