PETROBRÁS CONFIRMA POTENCIAL DE PETRÓLEO LEVE EM CARCARÁ

carcaráA Petrobrás iniciou a perfuração do segundo poço na área de Carcará e confirmou o potencial de extração de petróleo leve no campo. O poço, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, trouxe a descoberta de petróleo de boa qualidade (31º API) em reservatórios situados a partir de 5.820 metros de profundidade.

A perfuração do poço Carcará Norte (3-SPS-105), que faz parte do Bloco BM-S-8, comprovou a existência de uma coluna de 352 metros do combustível, em reservatórios contínuos e conectados. A partir das condições de permeabilidade e pressão encontradas até a profundidade atual de 6.178 metros, estima-se que a acumulação neste poço seja semelhante à do poço descobridor de Carcará (4-SPS-86B). A distância entre os dois é de 4,6 km.

O consórcio, operado pela Petrobrás (66%), conta ainda com a Petrogal Brasil (14%), a Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A (10%). A estimativa do grupo é de que a primeira produção petrolífera em Carcará ocorra em 2018 por meio da FPSO P-73, com a perfuração realizada pelas sondas Grumari e Bracuhy ao longo de 2016 e 2017.

A estatal planeja realizar um teste para avaliar a produtividade dos reservatórios após o término do processo de perfuração. O Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) da empresa, previsto para terminar em março de 2018, planeja ainda para este ano a continuidade da perfuração do poço Carcará Noroeste (3-SPS-104DA).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of