PETROBRÁS CONTESTA REPORTAGEM, DEFENDE SUA NOVA POLÍTICA DE PAGAMENTOS E EMPREGOS NO EXTERIOR

ZZZZZZA Petrobrás enviou hoje (29) uma nota para o Petronotícias refutando a matéria publicada aqui na ultima quarta-feira (27) sobre a Nova Política de preços da Petrobrás. Ela discorda de algumas informações e opiniões da reportagem. Nós vamos reproduzir a resposta da estatal na íntegra, como sempre fazemos. Na verdade, as nossas críticas apenas interpretaram a voz de grande parte das empresas que compõem a cadeia de fornecedoras do óleo e gás, ouvidas diariamente pelo Petronotícias. Empresas que nunca confrontam a companhia, preocupadas em receber represálias.  Quando a Petrobrás prefere acreditar que as informações estão distorcidas, revela apenas uma profunda falta de sensibilidade e um completo divórcio da dura realidade que as suas empresas fornecedoras atravessam. Compreende-se que é mais fácil se defender das críticas do que enxergar a obviedade do que elas carregam. Existe um fato claro: há milhões de desempregados no Brasil e uma empresa estatal,

A INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA QUANDO ERA FORTE

que sempre foi indutora do desenvolvimento, vira as costas para essas pessoas e decide criar milhares de empregos no exterior com dinheiro de brasileiros. Parece ser uma decisão sensata? Para o Petronotícias, não.

Com a crise econômica e a pandemia, o mundo tornou-se protecionista. Todos os países defendem suas populações e os seus empregos. O Brasil, não? Não basta gerar impostos, a indústria petrolífera só se justifica se ela é disseminadora de tecnologia e promover uma cadeia de fornecedores locais. Se a Petrobrás não tem fluxo de caixa para pagar 2% dos seus fornecedores, o problema é interno. O Petronotícias, ao contrário do que a Petrobrás acusa, não distorceu os fatos. Esclareceu. Colocou luz sobre eles. Aceitar que as pequenas e médias empresas estariam livres dessa real política de estrangulamento, só se desconhecer que as grandes empresas compram produtos e serviços de pequenos e médios fornecedores. A Petrobrás quer fazer fluxo de caixa com o sofrimento e o risco dessas empresas?

tgtgtgtgtgA ideia é alertar a Petrobrás para esse divórcio que a companhia está do mercado. Fazer com que ela seja mais realista e menos arrogante na relação com as outras empresas. Pagar em 90 dias não é uma prática do comum, como ela diz. Ou a Petrobrás aceita receber por seus produtos e serviços também em 90 dias? A empresa precisa voltar a ser indutora de desenvolvimento ou vai matar a cadeia de empresas do setor e arrastar para o buraco o legado histórico da engenharia nacional.  A frase dita ontem (28) por Roberto Castello Branco, PRESIDENTE da companhia, em um evento do Credit Suisse, revela a nova essência da empresa: “NÃO DEFENDO COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, MAS DECISÕES RACIONAIS.” Para quem dirige e lidera uma companhia produtora de combustíveis fósseis, que já foi de longe a maior da América Latina, e ver o que está acontecendo com ela atualmente, ele parece estar no lugar errado.

Veja a nota da Petrobrás, na íntegra:

” A Petrobras discorda veementemente do texto opinativo publicado pelo site Petronotícias nesta quarta-feira, 27/1, intitulado “Nova política de pagamentos da Petrobras pode ser um tiro na nuca das empresas fornecedoras brasileiras”. Mais uma vez, o veículo distorce informações e faz falsas acusações contra a companhia, além de ataques pessoais à sua administração. A Petrobras preza pela boa relação com seus fornecedores e busca constantemente soluções que alinhem interesses da companhia e da cadeia, contribuindo para manter a competitividade e a sustentabilidade das empresas do setor de óleo e gás no país.

ESTALEIRO DA MISC, NA MALÁSIA, ONDE O FPSO DE MERO 3 ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO

As novas premissas de pagamento a fornecedores implantadas pela Petrobras estão alinhadas a práticas de mercado nacionais e internacionais. Prazos maiores que 30 dias fazem parte do dia a dia de grandes empresas, que estão habituadas a essa rotina em seus relacionamentos comerciais. Não se trata de uma novidade no mercado ou uma “política de estrangulamento” – e muito menos de uma prática que interfira na isonomia de competição. Além disso, como já informado ao veículo, a ampliação do prazo de pagamento abrangerá menos de 2% do total de novos contratos. São casos bem específicos e que não incluem pequenas e médias empresas.

Paralelamente, a Petrobras trabalha em uma agenda de soluções financeiras para trazer robustez à cadeia de óleo e gás. A companhia  lançou, no ano passado, o programa “Mais Valor”, que busca apoiar o setor, oferecendo oportunidade aos fornecedores de anteciparem as faturas de bens e serviços já entregues ou realizados. A nova solução amplia o acesso das empresas a operações de capital de giro com taxas mais competitivas junto aos bancos parceiros, utilizando o risco de pagamento da Petrobras (risco sacado). Em parceria com a Petrobras, várias instituições financeiras apoiam este programa, e há portanto uma ampla oferta de capital de giro disponível para apoiar especificamente a cadeia de fornecimento local.

Para o nicho de mercado que representa menos de 2% dos contratos – composto na maior parte por empresas de grande porte já familiarizadas com prazos de pagamento mais longos praticados no mercado de óleo e gás e também em outras indústrias que atendem, como por exemplo o de fornecimento de bens de capital que possuem prazos de construção multianuais e desembolsos intensivos – a Petrobras vem dialogando com instituições financeiras e associações de empresas em busca de alternativas de mercado que alinhem interesses e assegurem um relacionamento comercial saudável entre as partes.”

7
Deixe seu comentário

avatar
6 Comment threads
1 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Silvia Carvalho de BaptistaRalfo Penteadoalex lozJoão Castelojoão batista de assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

Na ótica do CEO da Petrobras, a dilatação de prazo para pagamento de seus fornecedores é de fato, bom para os bancos. Dá a entender em suas justificativas que tal alteração tem esse propósito.

alex loz
Visitante
alex loz

Sabe como funciona na prática meu caro? Os grandes entram nos programas oferecidos para os bancos, recebem descontando juros e impõe para a grande cadeia de pequenos fornecedores prazos que os enforcam! Daí a quebradeira dos poucos que restaram.

alex loz
Visitante
alex loz

Já que os egrégios funcionários da Petrobras dignam-se a ler as matérias, quem sabe aprendam de um fornecedor de pequeno porte que tudo que a Petrobras impõe ao seus fornecedores de grande porte é REPASSADO AOS PEQUENOS. NO FINAL DAS CONTAS, DESINFORMADOS, QUEM FINANCIA ESSE CONFORTO NO FLUXO DE CAIXA DA PETROBRAS É O PEQUENO FORNECEDOR, AQUELE QUE FORNECE INDIRETAMENTE PARA PETROBRAS. JÁ NÃO BASTA A PETROBRAS SE EXIMIR DA SUA RESPONSABILIDADE QUANDO DA PARADA DAS OBRAS DO COMPERJ E DA RNEST, QUEBRANDO MILHARES DE PEQUENOS FORNECEDORES QUE DIGNAMENTE FORNECIAM ÀS EMPREITEIRAS? Será que fui claro com essa gente que… Read more »

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

A nova política de pagamentos da Petrobras, não traz vantagens para as partes contratantes, Petrobras e seus fornecedores, mas tende a favorecer os bancos, portanto, torna-se uma política burra concebida pelo presidente Castello Branco e séquito. Na formação de preços, além das despesas diretas, temos o custo financeiro da proposta, isto é, o lapso temporal entre a prestação do serviço propriamente dito e o seu efetivo recebimento além das despesas Indiretas que compõe o BDI (Bonificação de Despesas Indiretas), que consistem em parcelas associadas determinadas por lei, os conhecidos ENCARGOS TRIBUTÁRIOS, nas três esferas do poder: ISS, ICMS, PIS, COFINS,… Read more »

João Castelo
Visitante
João Castelo

Se a Petrobras defende decisões racionais, quais são as justificativas técnicas ou econômicas que justificam manter aberto o escritório de Santos, obrigando contratualmente fornecedores como a SBM e a Modec a se instalar naquela cidade se todas as operações de logística de pessoas e de materiais é feita por cidades do Estado do Rio? Os FPSO da “Bacia de Santos” operam ao largo do litoral do Estado do Rio e vários empregos e seus impostos foram perdidos. Só os royalties ficam para cidades e o Estado do Rio porque o IBGE determina as nossas fronteiras marítimas. Os governos do estado… Read more »

Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

Ca$tello Pirata do guede$boy. Perdulario, profissional do prejuízo e facilitador de importações caras e em dólar #foraca$tello.

Silvia Carvalho de Baptista
Visitante
Silvia Carvalho de Baptista

Excelente matéria.