PETROBRÁS CONTRATA A KEPPEL PARA CONSTRUIR A P-80 E LEVA MAIS UMA IMPORTANTE OBRA PARA A ÁSIA

719f799a2ff95bd13bb4e1720d9fb33cConfirmando todas as notícias que já circulavam no mercado, a Petrobrás anunciou na manhã de hoje (15) a contratação da Keppel Shipyard para a construção do FPSO P-80. O navio-plataforma será a nona unidade de produção do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. Como noticiamos, a Keppel foi a empresa que fez o menor lance na licitação para contratação do navio. É mais um importante projeto naval que a Petrobrás contrata no exterior, enquanto a indústria naval brasileira passa por dificuldades e busca meios de sobrevivência.

A P-80 será uma das maiores plataformas do Brasil, com capacidade para produzir até 225 mil barris de petróleo por dia (bpd), processar até 12 milhões de metros cúbicos por dia de gás e estocar mais de 1,6 milhão de barris. A unidade deverá entrar em operação em 2026 e será interligada a 14 poços, sendo 7 produtores de óleo e 7 injetores.

A P-80 integra a nova geração de plataformas da Petrobrás, caracterizadas pela alta capacidade de produção e por tecnologias inovadoras para redução de emissões de CO2. A unidade irá incorporar, por exemplo, a tecnologia de flare fechado, que aumenta o aproveitamento do gás e impede que ele seja queimado para a atmosfera, de forma segura e sustentável”, declarou a Petrobrás.

A licitação da P-80 também inclui a contratação de uma segunda unidade, a P-82, que também será instalada em Búzios. Conforme mostramos, a Keppel Shipyard fez o melhor lance para as duas plataformas. A segunda colocada foi a Sembcorp Marine Rigs & Floaters. Para lembrar, a Sembcorp Marine e a Keppel Offshore & Marine estão em um processo de fusão. Se a operação sair do papel, a empresa combinada será controlada pelo Temasek.

Existe uma expectativa para saber como a Comissão da Petrobrás irá conduzir a escolha da P-82, tendo em vista que as duas melhores colocadas na licitação estão em vias de se unirem. No comunicado divulgado hoje, a petroleira brasileira não trouxe informações sobre a segunda plataforma. No final de julho, diretor de desenvolvimento da produção da companhia, João Henrique Rittershaussen, disse que a contratação da P-82 ainda estava em fase de negociação de preços, mas não mencionou o nome da empresa com as quais as conversas estavam sendo realizadas.

6
Deixe seu comentário

avatar
5 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Orlando Lima CarvalhoCezar CardosoJOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRAValdecirsc@bol.com.brMarcio Cunha Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Marcio Cunha
Visitante
Marcio Cunha

Todos esses empreendimentos da Petrobrás firmados com Companhias Asiáticas, significam cada vez mais que o país não têm o crescimento desejável e os índices de empregabilidade melhores porque não querem os trabalhos em solo brasileiro. A presidência da República, os Parlamentares Federais, ou os acionistas da Petrobrás com direito a voto, nenhum deles jamais erigiu qualquer bandeira em benefício do trabalhador brasileiro, preservando os seus postos de trabalho, com a contratação de outras unidades Offshore. Nenhuma instituição brasileira vem à Imprensa defender a manutenção dos empregos e dos trabalhos relacionados à construção de plataformas dentro do território nacional. Quero crer… Read more »

Valdecirsc@bol.com.br
Visitante
Valdecirsc@bol.com.br

Com o luladrao era melhor né.deu de presente várias obras para os países comunistas

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

A Petrobras de Bolsonaro, Paulo Guedes e séquito preza sempre em favorecer o capital estrangeiro em detrimento ao nacional, sem observar a responsabilidade social nas mega contratações conduzidas nas estatais brasileira. A modelagem apresentada pela Petrobras na contratação da P-80 favorece apenas aos empresários chineses. Por qual razão não efetuar pacotes de contratações dentro do mesmo BID, nos moldes da contratação das P58 e 62? Naquela ocasião, a Petrobras efetuou, dentro de um mesmo BID diversas contratações (do navio, Conversão e adaptação do casco, Construção dos Módulos, Montagem e Interligação dos Módulos, integração dos Módulos no FPSO, comissionamento e partida… Read more »

Cezar Cardoso
Visitante
Cezar Cardoso

Por desconhecimento de muitos, falam o que não sabem.
A keppels é dona da brasfells, estaleiro situado em Angra dos Reis RJ. A sembcorp é dona do Jurong situado em aracruz ES.

Hoje no Brasil já está sendo feito grande parte da P-78 e 79 aqui no no Brasil. As próximas plataformas vão pelo mesmo caminho.gerando milhares e milhares de emprego.

A diferença desse governo pro governo do PT é não fazer disso um palco político, foco de corrupção e nem financeiramente de partido.

Orlando Lima Carvalho
Visitante
Orlando Lima Carvalho

Excelente capitão Cezar Cardoso.

trackback

[…] sobre o caso, que ajudará no entendimento do tema. No dia 15 de agosto, a Petrobrás anunciou a assinatura do contrato com a Keppel Shipyard para construção da P-80, que será instalada no campo de Búzios. Ao mesmo tempo, a petroleira brasileira estava em […]