PETROBRÁS E TOTAL NEGOCIAM PARCERIAS EM ATIVOS DE REFINO NO BRASIL

Por Daniel Fraiha (daniel@petronoticias.com.br) – 

Parente-tarjaA Petrobrás está acelerando o processo de formação de parcerias com outras operadoras e nesta segunda-feira (24), durante a Rio Oil&Gas 2016, formalizou um acordo de intenções com a francesa Total, para a realização de projetos e investimentos conjuntos em diversas áreas, como Exploração e Produção, Refino, Gás e Energia. O presidente da Petrobrás, Pedro Parente, assinou o acordo com o presidente global da Total, Patrick Pouyanné, e conversou com a imprensa, mas evitou dar detalhes sobre quais ativos estariam em negociação para as parcerias.

“Não vamos entrar em detalhes no momento, mas não será um conjunto de ativos de refino da Petrobrás. Estamos pensando em coisas mais pontuais”, afirmou, explicando que no caso do downstream o foco inicial será no desinvestimento, enquanto em outras áreas, como o E&P, poderá envolver futuros investimentos.

O CEO da Total ressaltou que o Brasil tem se destacado como um dos países com as maiores oportunidades em termos de exploração e produção de óleo e gás em águas profundas, exaltando as perspectivas na área de Libra – onde a empresa possui 20% de participação –, e afirmou que estão ampliando os investimentos no País.

“O Brasil é um grande mercado. Acho que a presença do presidente Temer na abertura do evento hoje foi um fator importante”, afirmou, complementando: “Decidimos dar os primeiros passos na exploração de óleo e gás, mas o objetivo é buscar as outras áreas também, já que a Total é uma empresa integrada”.

Parente não quis falar sobre quais refinarias poderiam entrar na lista das parcerias, nem se esses acordos poderiam envolver as unidades ainda em fase de contratação da Rnest (para o SNOx) e do Comperj (para o UPGN), afirmando que ainda estão discutindo quais interessam ao propósito, assim como os valores.

“As parcerias têm um significado muito importante para nós. Com elas, dividimos riscos, fazemos trocas de tecnologias e fortalecemos nossa governança”, disse, adiantando que espera ter alguma conclusão sobre essa negociação em até dois meses.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Dr. MARCÍLIO NOVAES MAXXON Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Dr. MARCÍLIO NOVAES MAXXON
Visitante
Dr. MARCÍLIO NOVAES MAXXON

PEDRO PARENTE, tenha vergonha nessa cara e deixe o cargo de presidente da PETROBRAS, seu Ladrão!