PETROBRÁS ESTUDA INVESTIMENTOS EM ENERGIA EÓLICA OFFSHORE

jose-mauroA Petrobrás deu uma nova sinalização de que está olhando para as energias renováveis. O presidente da empresa, José Mauro Coelho, afirmou nesta quarta-feira (18) que uma das possibilidades em estudo dentro da companhia é o investimento em geração de energia eólica offshore. De acordo com o executivo, a fonte tem grande potencial no Brasil e sinergias com as atividades da Petrobrás – que é especialista em operações em águas profundas.  “Essa é uma das alternativas em estudo, existem outras”, disse José Mauro na abertura do evento “Mercado Global de Carbono”, que começou hoje no Rio de Janeiro.

O executivo disse ainda que a Petrobrás está trabalhando em uma parceria com a Equinor para o desenvolvimento do projeto eólico offshore Aracatu, na Bacia de Campos, que terá 4 GW de capacidade. Para lembrar, a petroleira norueguesa iniciou no ano passado o licenciamento no Ibama dos parques eólicos offshore Aracatu I e Aracatu II, de 2 GW cada. O primeiro parque eólico deverá ficar no litoral do Rio de Janeiro, enquanto o segundo será implantado entre os estados do Rio e do Espírito Santo.

Coelho declarou que ainda nos cenários mais acelerados de transição energética, o mundo continuará demandando petróleo por décadas. “Acreditamos que a transição será lenta e que mundo demandará petróleo por muitos anos”, avaliou. O presidente da Petrobrás citou ainda as iniciativas da empresa em biocombustíveis avançados e captura de carbono. “Nosso programa de captura, uso e armazenamento de gás carbônico nos campos do pré-sal foi reconhecido como o maior do mundo”, afirmou. O evento Mercado Global de Carbono será realizado até a próxima sexta-feira (20).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of