PETROBRÁS IGNORA APELOS DO PRESIDENTE BOLSONARO E ANUNCIA NOVO AUMENTO NO PREÇO DO DIESEL

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José Mauro, novo no cargo, ignorou os apelos do presidente e autorizou novo aumento

A Petrobrás deu um beijinho no ombro aos apelos dramáticos do Presidente Bolsonaro, que alertou sobre os riscos de um novo aumento do diesel, e anunciou um novo aumento nos preços(8,87%). O Presidente disse  que o “Brasil estava em guerra e que poderia quebrar com um novo aumento e os riscos de uma paralisação dos caminhoneiros”. Mas a diretoria da estatal fez que não ouviu, não se sensibilizou e virou de costas para a emergência da situação. A partir de amanhã (10), o preço médio de venda do diesel da Petrobrás para as distribuidoras passará de R$ 4,51 para R$ 4,91 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobrás no preço ao consumidor passará de R$ 4,06, em média, para R$ 4,42 a cada litro vendido na bomba. Uma variação de R$ 0,36 por litro.

A empresa estatal que teve um lucro de quase R$ 44 bilhões em apenas três meses, diz que seguiu outros fornecedores de combustíveis no Brasil que já promoveram ajustes nos seus preços de venda acompanhando os preços de mercado. Esse novo reajuste vem depois de apenas 60 dias do último aumento nos preços aplicados pela Petrobrás. A estatal justifica ter fechado os olhos para os apelos do Presidente DISELBolsonaro, alegando que nesse momento  o balanço global de diesel está impactado por uma redução da oferta frente à demanda. “Os estoques globais estão reduzidos e abaixo das mínimas sazonais dos últimos cinco anos nas principais regiões supridoras. Esse desequilíbrio resultou na elevação dos preços de diesel no mundo inteiro, com a valorização deste combustível muito acima da valorização do petróleo. A diferença entre o preço do diesel e o preço do petróleo nunca esteve tão alta”, declarou a petroleira.

A companhia acrescentou ainda que suas refinarias já estão operando próximo do seu nível máximo (fator de utilização de 93% no início de maio), considerando as condições adequadas de segurança e de rentabilidade, e que o refino nacional não tem capacidade para atender toda a demanda do país. “Dessa forma, cerca de 30% do consumo brasileiro de diesel é atendido por outros refinadores ou importadores. Isso significa que o equilíbrio de preços com o mercado é condição necessária para o adequado suprimento de toda a demanda, de forma natural, por muitos fornecedores que asseguram o abastecimento adequado”, afirmou a empresa.

Presidente fez um alerta dramático para os riscos de uma nova greve dos caminhoneiros

Presidente fez um alerta dramático para os riscos de uma nova greve dos caminhoneiros

A companhia tenta se justificar dizendo que os preços praticados pela Petrobrás, tendo como referência os preços de mercado, são apenas uma parcela dos preços que chegam ao consumidor final. Para formação do preço na bomba ainda são adicionadas parcelas da mistura obrigatória de biodiesel, custos e margens de distribuição e revenda, e tributos que, no caso do diesel, atualmente limitam-se ao ICMS, imposto estadual, uma vez que os tributos federais PIS e COFINS tiveram suas alíquotas zeradas a partir de março. “Dessa forma, a Petrobrás reitera seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, acompanhando as variações para cima e para baixo, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato para os preços internos da volatilidade, ou seja, evita o repasse das variações temporárias que podem ser revertidas no curto prazo. Como exemplo, podemos citar variações circunstanciais do preço do petróleo e da taxa de câmbio”, concluiu.

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AUMENTO ABUSIVO DOS COMBUSTÍVEIS, CUMULADO COM O LUCRO EXORBITANTE DA PETROBRAS ESTA SE TORNANDO NO FIEL DA BALANÇA DAS ELEIÇOES PRESIDENCIAIS. O superlucro de R$ 44,56 bilhões da Petrobras no primeiro trimestre entrou na agenda dos presidenciáveis durante o fim de semana. Os dois principais candidatos da oposição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT), fizeram críticas à condução da estatal no governo de Jair Bolsonaro (PL) – que, por sua vez, voltou a acusar a petroleira de lucrar “às custas do povo brasileiro”. — “Esta semana vocês estão conhecendo um pouco mais do que é a… Read more »

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Estamos diante de mais um abusivo e recorrente lucro bilionário que a Petrobras acaba de informar, ocasião em que comunicou que vai distribuir 45 bilhões de reais a seus acionistas. Quem é que esta pagando essa conta? Seguramente o povo que abastece seus carros nos postos pagando gasolina a 8 reais o litro e 160 reais o botijão de gás, mas os importadores já sinaliza com pedido de reajuste de 19%, levando o litro da gasolina para o patamar dos 10 reais, assim como o diesel. O Bolsonaro com presidente do Brasil não pode continuar fazendo jogo de cena e… Read more »

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A Petrobras ao distribuir seus lucros bilionários a investidores estrangeiros, uma boa parte vai para os fundos de pensões canadenses e americanos. Daí cabe uma reflexão: a PB deve bilhões a PETROS, fundo de pensão e não paga essa dívida bilionária faz tempo. Não tendo alternativa, aposentados e pensionistas do plano PPSP da Petros são obrigado a arcar com o débito bilionário da PB, no que vem suportando um forçado equacionamento, por conta dessa dívida monstruosa que a estatal deu causa e insiste em não pagá-la, apesar de sua excelente situação financeira, fruto dos bilionários lucros trimestrais, como o agora… Read more »

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HÁ ALGO DE PODRE NO REINO DA DINAMARCA. Petrobras e Bolsonaro vão ter que contar essa estória da PPI de forma correta. Pelo que podemos observar, os reajustamentos de combustíveis no Brasil estão muito além da PPI. Leiam com atenção a reportagem do ESTADÃO e o artigo publicado na rede Linkedin, por João Batista de Assis Pereira, engenheiro aposentado da Petrobras, para compreender o que exatamente esta ocorrendo com a desastrosa politica de reajustamento em curso, parametrizada pela PPI e ditada pela Petrobras que favorece sobremaneira os Importadores da ABICOM, com prejuízo gigantesco para a política econômica brasileira. Não temos… Read more »