AVANÇA A RECUPERAÇÃO DOS VOLUMES DE RESERVATÓRIOS DE HIDRELÉTRICAS NA REGIÃO SUL DO PAÍS

hidreletricaSe na área de combustíveis as notícias desta segunda-feira (9) não são animadoras, com o novo reajuste do diesel, ao menos uma boa novidade que chega do segmento de geração de eletricidade. O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que em março de 2022 foi observado aumento das chuvas na região Sul do país, contribuindo para elevação das afluências, com o registro de valores próximos da média histórica. Assim, houve um aumento do armazenamento equivalente do subsistema da região na comparação com o final de fevereiro.

Considerando a relevantes melhorias das condições de atendimento da região Sul e dos armazenamentos das usinas hidrelétricas do País, bem como as perspectivas futuras, no final de março o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) não realizou novos comandos de despachos para a geração termelétrica fora da ordem de mérito econômico, garantida a segurança do atendimento e em prol da modicidade tarifária”, detalhou o MME, em comunicado.

Segundo o último Boletim de Monitoramento do Sistema Elétrico, os reservatórios equivalentes do subsistema Sul cresceram 17,3 pontos percentuais (p.p) em março, totalizando 45,5% no final do mês. Houve também elevação nos subsistemas Sudeste (5,5 p.p), Nordeste (13,8 p.p) e Norte (0,8 p.p), que terminaram o período com 63,6%, 95,6% e 98,7% de energia armazenada, respectivamente.

O boletim apresenta também, dentre outros assuntos, o avanço da geração distribuída no Brasil, que alcançou, no mês de março de 2022, 10 GW instalados em 922.684 unidades. Isso representa 5,2% da matriz de capacidade instalada de geração de energia elétrica e crescimento de 86,6% nos últimos 12 meses. Relativo à expansão mensal, houve a entrada em operação de 14 usinas com 283 MW, 82% de fontes renováveis (eólica, solar, biomassa e PCH), e a entrada de 409 km de linhas de transmissão.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of