PETROBRÁS JÁ INVESTIU R$ 300 MILHÕES EM SUPERCOMPUTADORES PARA BUSCAR MAIS EFICIÊNCIA NOS SETORES DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO

NicolasBRA Petrobrás já investiu R$ 300 milhões em computação de alto desempenho desde 2018  e já colocou em operação mais de 10 supercomputadores. O maior deles, o Dragão, iniciou sua operação este mês e já está listado como o maior computador da América Latina, segundo ranking divulgado pela Top500.org. O site apresenta ao mundo o mercado de computadores de alto desempenho e mostra o quanto as empresas estão alinhadas às tecnologias de ponta. Estão na lista, além do Dragão, os supercomputadores da Petrobrás Atlas, como o segundo maior da América Latina; e Fenix, o quarto maior. Os três são também os mais ecológicos da América Latina, segundo o Green500, que considera a eficiência energética de cada máquina.

O diretor de Transformação Digital e Inovação, Nicolás Simone, disse: “Esse ano, a Petrobrás aumentou muito sua capacidade de processamento esswswsws atingiu performance equivalente a 300 mil laptops ou 12 milhões de celulares smartphones. Com a chegada do Dragão ao ranking, estamos na linha de frente com três, dentre os quatro maiores computadores da América Latina. Esperamos fechar 2021 com cerca de 40 petaflops Rpeak de capacidade, sem contar o uso de nuvem.”

A  Petrobrás diz que  a computação de alto desempenho é um aliado essencial para alavancar os negócios. No segmento de Exploração e Produção, proporciona a descoberta de novas jazidas com o máximo de sucesso exploratório e redução de tempo entre a descoberta e a produção de petróleo.  A empresa informa que os supercomputadores são também fundamentais para tratar os grandes volumes de dados geocientíficos, assim como auxiliam na gestão do portfólio da companhia, otimizando a transição para a economia de baixo carbono. Dos primeiros estudos exploratórios, passando pela descoberta, até o desenvolvimento da jazida de petróleo, os supercomputadores dedicados possibilitam utilizar algoritmos especiais desenvolvidos por especialistas da Petrobras, trazendo um diferencial competitivo capaz de aumentar a eficiência das operações. A revolução digital envolvida proporciona aumento da assertividade na descoberta de novas jazidas, melhoria da produção de óleo e gás e redução de riscos operacionais, o que traz, consequentemente, aumento do retorno financeiro dos projetos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of