PETROBRÁS PLANEJA REVITALIZAÇÃO DE TUPI, COM OPORTUNIDADES PARA SETORES DE PERFURAÇÃO, EQUIPAMENTOS E DUTOS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

capoO campo de Tupi ainda vive os seus dias de vigor da juventude, mas a Petrobrás já está traçando o processo de revitalização da área, antes mesmo do declínio da produção do ativo. Segundo a direção da companhia, a medida poderá agregar mais valor ao campo e, obviamente, aumentar ainda mais o fator de recuperação de óleo de Tupi, que hoje já é o maior produtor em águas profundas no mundo. A estatal também já consegue sinalizar quais seriam os setores que poderiam aproveitar futuras novas chances de negócios a partir desse projeto de revitalização, como os segmentos de perfuração, equipamentos submarinos e dutos.

O que percebemos é que ao invés de esperar o declínio do campo para depois fazer os investimentos, temos possibilidade de fazer os investimentos mesmo antes disso, sempre completando a capacidade ociosa das plataformas existentes. Isso agrega muito valor”, explicou o diretor de exploração e produção da Petrobrás, Carlos Alberto Pereira Oliveira (foto). “Nosso objetivo em Tupi é criar projetos resilientes nesse cenário de baixo preço de petróleo, com o propósito de agregar máximo valor ao campo. Ao fazer esse movimento, vamos agregar muito valor ao campo, permitindo em última análise, aumentar o fator de recuperação”, completou.

O diretor de E&P da companhia declarou que os investimentos associados ao processo de revitalização seriam relacionados ao desenvolvimento complementar, construção de poços e interligação de linhas das plataformas existentes. Oliveira destacou ainda que a empresa está analisando ainda a necessidade ou não de novos sistemas de produção: “É muito preliminar falar sobre isso”, opinou.

Já o diretor de desenvolvimento da produção, Rudimar Lorenzatto, disse que não foram decididos ainda o projeto conceitual e a necessidade de novas unidades de produção. Contudo, ele também indicou alguns dos setores que podem ter expectativas em relação a novos negócios dentro desse processo de revitalização de Tupi.

Certamente [a revitalização] vai passar pelo adensamento da malha com outros poços e outras linhas. O mercado fornecedor que certamente participará disso será o de perfuração, completação, equipamentos submarinos. [Também] o de dutos flexíveis ou rígidos, a depender da decisão que tomarmos no projeto conceitual, alinhados à resiliência e com aumento do fator de recuperação”, afirmou Lorenzatto.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of