PETROBRÁS LANÇA NOVA EDIÇÃO DE SEU PROGRAMA DE INOVAÇÃO, COM MUITAS OPORTUNIDADES PARA O MERCADO

julianoA Petrobrás lançou um novo módulo do Programa Petrobrás Conexões para Inovação e  acaba de  ingressar no GitHub, a maior plataforma mundial de desenvolvimento de código aberto, com 36 milhões de usuários. A modalidade, também conhecida como open source, é baseada no compartilhamento dos códigos-fonte de softwares para interessados em usá-los e desenvolvê-los de forma colaborativa. Com a iniciativa, batizada de Open Lab, a empresa espera obter, por meio da co-criação, mais agilidade e qualidade no desenvolvimento de soluções digitais, além da geração de novos conhecimentos e redução de custos, como afirma Juliano Dantas, diretor de Transformação Digital e Inovação. “O modelo de código aberto é uma das principais tendências no desenvolvimento de tecnologias digitais. Traz a possibilidade de interação dos nossos especialistas com um número irrestrito de colaboradores, em escala global, discutindo e aperfeiçoando, simultaneamente, uma ideia, a partir de diferentes expertises. Também dá oportunidade a pessoas talentosas de contribuírem com os desafios globais da indústria de óleo e gás, se inserindo de forma competitiva no setor”, afirmou.

O Módulo Open Lab busca soluções para os desafios de negócio da empresa, por meio da colaboração e da inovação aberta. Além de compartilhar conhecimento, os desenvolvedores têm a oportunidade de aprender com profissionais de todo o mundo, ter acesso a informações que podem resultar no desenvolvimento de soluções de alto impacto e expor suas habilidades. A plataforma funciona como uma oficina e, ao mesmo tempo, uma vitrine para estudantes, programadores, engenheiros, cientistas de dados e demais profissionais da área de tecnologia, além de startups e instituições de ciência e tecnologia de todo o mundo. O desenvolvimento conjunto de projetos gera valor para o ecossistema de inovação. Para se ter uma ideia, o navegador Firefox, o sistema operacional Linux e o Android, que têm milhões de usuários, são exemplos de produtos desenvolvidos na modalidade open source.

O primeiro projeto lançado pela Petrobrás no GitHub, está relacionado ao uso de Aprendizado de Máquina para detectar, de forma antecipada, eventos indesejáveis na operação de poços de petróleo, conferindo mais eficiência operacional e reduzindo emissões de CO2 por barril produzido nas operações da companhia. A participação de desenvolvedores e empresas no Open Lab será por meio dos repositórios hospedados na conta institucional da Petrobrás no GitHub. Cada repositório estará associado a um projeto com os objetivos e desafios a serem superados, a licença aberta, o guia de conduta e as diretrizes de colaboração, bem como os respectivos códigos-fonte e dados necessários para o desenvolvimento da solução digital. A Petrobrás tem, atualmente, uma carteira de mais de R$ 3 bilhões contratada, com mais de 150 parceiros tecnológicos, nas diversas modalidades de contratação e acordos de cooperação.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of