PETROBRÁS LANÇA LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE UNIDADE DE HIDROTRATAMENTO DA REPLAN

REPLANUm começo de semana com novas oportunidades no mercado. A Petrobrás lançou hoje (28) a licitação internacional que visa contratar uma empresa para construção da nova unidade de hidrotratamento de diesel na Refinaria de Paulínia (Replan), no interior de São Paulo. Com o investimento, a planta será capaz de produzir 100% de óleo diesel de baixo teor de enxofre (S-10). Além disso, a refinaria também poderá aumentar sua produção de querosene de aviação (QAV).

O contrato que será concedido pela Petrobrás para a vencedora da licitação será na modalidade EPC (engenharia, suprimento e construção). A nova unidade de hidrotratamento de diesel (que ganhará o nome técnico de U-5283) terá capacidade de produzir 10 mil m³ de diesel S10 por dia. A previsão é que a unidade comece sua operação em 2025.

Em linhas gerais, o processo de hidrotratamento consiste no tratamento de uma corrente de hidrocarbonetos na presença de hidrogênio e de um catalisador com a finalidade de modificar de remover as impurezas, visando especificar os produtos ou preparar essas correntes para outros processos de refino.

O diesel S10, conforme já noticiado, representa 50% da produção total de diesel da Petrobrás e a previsão é que chegue a praticamente 100% até 2025, com a modernização do parque de refino da petroleira. O produto, que tem menor teor de enxofre, tem batido frequentemente recordes de vendas. O último foi registrado em maio, com 450 mil barris por dia negociados.

Além da nova unidade de hidrotratamento, a vencedora da licitação também implementará uma nova Unidade de Recuperação de Hidrogênio (U-6241). O escopo do contrato abrange ainda a adequação de tancagem relativa à Unidade de Hidrotratamento U-283 para a produção de QAV, Revamps nas Unidades de Geração de Hidrogênio existentes (U-241 e U-241A), novo Tanque de Água Ácida para a unidade U-683A e off-sites necessários para atingir os objetivos do projeto. O edital e toda a documentação referentes à licitação (nº 7003544015) estão disponíveis na Petronect.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of