PETROBRÁS PRESIDIRÁ CINCO PAINÉIS NA CONFERÊNCIA MUNDIAL DE GÁS EM PARIS

marcos sugayaA Petrobrás irá participar da Conferência Mundial de Gás, em Paris, onde apresentará o Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás (POAG) e outros projetos da empresa para o setor. No evento, que ocorrerá entre os dias 1º e 5 de junho, a estatal deve demonstrar os programas por meio dos quais atingiu recorde de utilização de gás natural neste ano, além das atuais perspectivas do combustível no Brasil e na América Latina.

A companhia terá representantes presidindo cinco painéis. Em um deles, será tema central o Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás (POAG 2015), que levou a empresa a bater recordes históricos em seu índice de utilização de gás no início deste ano. Por meio da redução da queima de gás, o aproveitamento do gás produzido no Brasil pela companhia chegou a 96,5%. A palestra acontecerá no dia 5, às 11h20, ministrada pelo coordenador na área de E&P da Petrobrás, Vítor de Souza Lima.

A sessão “Regimes fiscais para a produção de gás convencional e não convencional”, às 17h do dia 3, será presidida por Marcos de Freitas Sugaya (foto), consultor da área de E&P da Petrobrás e membro da International Gas Union (IGU), órgão responsável pela realização do evento. O palestrante demonstrará os resultados atingidos pelo grupo de estudo que liderou ao longo dos últimos três anos, formado por profissionais de diversas nacionalidades e que analisou os melhores métodos de incentivo à produção de gás com base em regimes fiscais de grandes países. Sugaya presidirá também, às 8h30 do mesmo dia, a sessão “Competitividade no mercado de gás e investimentos no setor de exploração e produção”.

Em apresentação denominada “Estratégia e Regulamentação”, a companhia colocará em pauta o equilíbrio entre oferta e demanda de gás na região do Cone Sul, passando por questões como o gás não convencional na Argentina, empreendimentos na Bolívia e o aumento da segurança de suprimento de gás na região. Serão responsáveis por essa sessão, que ocorrerá no dia 3, às 17h, Gisela Andrade de Oliveira, administradora da área Internacional da Petrobrás, e Gisele Mello Senra Rodrigues, consultora na área de Gás e Energia da empresa. A companhia irá tratar também da área de produção de fertilizantes e inovações tecnológicas para esse setor, em palestra no dia 3, às 13h50. A atuação da estatal nesse mercado será demonstrada por Cristiane Lodi, coordenadora da área de Gás e Energia da Petrobrás.

A IGU, organizadora da conferência, é uma associação de mais de 140 membros que representam mais de 95% do mercado global de gás natural. A Petrobrás presidiu nos últimos três anos o Comitê de E&P da organização, e coordenou amplo relatório sobre a exploração e a produção em âmbito global do gás, tanto convencional quanto não convencional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of