PETROBRÁS PRETENDE CORTAR 12 MIL EMPREGOS COM NOVO PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA

Aldemir BendineSem soluções a curto prazo, a Petrobrás busca encolher mais ainda suas operações e o cenário é de desmonte na empresa, que se encontra hoje no olho do furacão político do país. A estatal pretende apresentar a seus funcionários um novo Plano de Demissão Voluntária (PDV) com objetivo de dispensar até 12 mil trabalhadores, em medida que representa corte de 15% no quadro de 77,8 mil funcionários efetivos da companhia liderada por Aldemir Bendine (foto. Além de incluir a área administrativa, a redução deve afetar os profissionais da BR Distribuidora e da Transpetro, o que visa a tornar as subsidiárias mais atrativas para o processo de venda de ativos.

Ao mesmo tempo em que acena para novos cortes, a estatal busca reconquistar a confiança do mercado e deve retomar em breve algumas das principais obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). O Petronotícias teve acesso a informações de que a empresa irá acelerar novamente a construção da Tubovia, que vinha paralisada desde outubro devido ao não pagamento de aditivos exigidos pelo consórcio formado pela Andrade Gutierrez. À época, a interrupção levou à demissão de quase mil operários.

Os novos cortes no quadro de funcionários revelam hoje uma companhia que, pressionada por todos os lados, se esforça para atender aos desejos do mercado e movimentar novos investimentos na cadeia nacional. Segundo reportagem do Estadão, as demissões deverão abranger tanto funcionários novos quanto antigos, sendo aposentáveis ou não, com a meta de garantir o maior número possível de adesões. O último plano de demissão voluntária da empresa, lançado em janeiro de 2014, conseguiu desligar um total de 6,2 mil funcionários, em uma economia estimada de R$ 13 bilhões até 2018.

O plano deverá ter duração de dois meses, e já teve suas cláusulas apresentadas a centrais sindicais por executivos da petroleira e aguarda agora validação por parte do Conselho de Administração. Atualmente em período de silêncio devido à divulgação de seus resultados de 2015 na próxima semana, a Petrobrás não confirmou o planejamento de cortes.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Assis PereiraAssim Preto Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Assim Preto
Visitante
Assim Preto

Assim como nas cadeias, as ruas, não suportam mais desempregados..
Temos que criar urgente, o Partido dos Refugiados e o Partido dos Desempregados.
Só assim se consegue uma presidência, secretaria e outros cargos que a legenda levantar.

Assis Pereira
Visitante

NOVO PIDV NA PETROBRAS PODE SER A SOLUÇÃO? As projeções efetuadas pela Graça Foster para o PIDV 2014 (Programa de Incentivo ao Desligamento Voluntário), já sobre forte impacto do Petrolão, com 8.298 funcionários inscritos, remetia a uma diminuição de 15% do custo de pessoal no ano e uma redução de custo da ordem de R$ 13 bilhões de 2014 a 2018. Essas projeções não corresponderam a realidade pelos seguintes fatos: A demissão de profissionais altamente capacitados, resulta na necessidade de aumento na contratação de mão de obra terceirizada por empresa interposta; A demissão em massa de profissionais primeirizados não condiz… Read more »

Assis Pereira
Visitante

PETROBRAS SOB DIREÇÃO DE BENDINI: “THE CORRUPTION IS ON THE TABLE. Na entrevista produzido pelo JN da Globo, já qualificado como Presidente da Petrobras, o Bendine apresentou-se como o Executivo que alavancou resultados importantes no Banco do Brasil. É preciso que alguém o informe que ganhar bilhões no seguimento bancário e financeiro no Brasil, não constitui mérito algum. Se a administração Petista resolvesse colocar na Direção do BB qualquer pessoa não qualificada de seu quadro de afiliado partidário, por exemplo, um mero gerente de uma quitanda ou botequim de esquina, poderia obter resultados semelhantes ou melhores daqueles conquistados pelo Bendine.… Read more »