PETROBRÁS REBATE ACUSAÇÕES DA FUP SOBRE SUPOSTA VIOLAÇÃO DE REGRAS NA CONTRATAÇÃO DOS FPSOs P-80 E P-82
A Petrobrás torceu o nariz para as acusações feitas pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) em relação à contratação dos FPSOs P-80 e P-82 para o campo de Búzios. Em nota encaminhada à redação do Petronotícias, a petroleira disse repudia as declarações da entidade sindical e que todas as acusações feitas pela FUP não guardam qualquer relação com a realidade dos fatos. Para ajudar o leitor a entender o embate entre as partes, aqui vai um rápido retrospecto: como noticiamos, a FUP pediu acesso aos relatórios da licitação da P-80 e da P-82 e disse que vê com preocupação o acordo firmado com a Keppel Shipyard para construção das plataformas. Isso porque empresas do mesmo grupo econômico – a Keppel Shipyard e a Sembcorp Marine – foram as únicas a apresentar propostas na concorrência. A Petrobrás, por sua vez, disse que seus processos competitivos de licitação da companhia seguem estritamente a legislação vigente.
Leia abaixo a resposta da Petrobrás:
A Petrobrás repudia as declarações da FUP sobre o processo de licitação da P-80 e P-82. As suposições citadas não guardam qualquer relação com a realidade dos fatos. Todos os processos competitivos de licitação da companhia seguem estritamente a legislação vigente e as normas internas de governança e conformidade, prezando pela competitividade.
Para a contratação de FPSOs, são observados também os regramentos de conteúdo local dos contratos já firmados e estabelecidos pela ANP. No que diz respeito ao processo para o FPSO P-80, foi realizado um processo público de pré-qualificação, no qual qualquer interessado pode aplicar para o cumprimento dos requisitos. Neste processo, 13 empresas foram pré-qualificadas, incluindo companhias nacionais e estrangeiras, com potencial de participação. Duas empresas apresentaram propostas e, em conformidade com os ritos do processo licitatório, a proposta apresentada pela Keppel Shipyard atendeu claramente aos requisitos técnicos e econômicos estabelecidos pela Petrobrás para o projeto.
Keppel e Sembcorp estão em tratativas de entendimentos para uma fusão, porém tal operação ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores e dos acionistas. Até que isto ocorra, as empresas atuam de forma independente, inclusive nas participações em processos competitivos de construção de FPSOs.
Por fim, é fundamental recordar que os modelos de contratação adotados pela Petrobras no passado, subdividindo o EPC em múltiplos contratos e aceitando empresas sem tradição nesse tipo de empreendimento, ocasionaram vários problemas de interface e de inadimplemento de empresas, que levaram a aumentos significativos dos custos e dos prazos de construção das unidades, e geraram prejuízos para a companhia. A estratégia adotada atualmente, de contratação de um único fornecedor, ainda que associado a outras empresas, para a construção do FPSO é fruto de lições aprendidas e de ampla discussão dentro da companhia, se mostrando muito mais eficiente em diversos fatores, incluindo custos e prazo, sem deixar de atender aos requisitos contratuais, normativos e legais aos quais a Petrobrás está sujeita.
Petrobras fez um grande acordo com a ANP fruto de reiterados descumprimentos de conteúdo local. Prática seguida pelos associados do IBP. É falsifique as tratativas de fusão são iniciais. Elas foram anunciadas já a 1 ano em Cingapura e detrminadonque a Keppel será a empresa remanescente sendo que o Sembcorp desaparecerá. Óbvio que falta a conclusaonda Operação. Ambas empresas já eram controladas em 40% pelo fundo soberano de Cingapura, agora foi detrminado que a Keppel permanecerá e as ações do Sembcorp será trocadas na proporção 48/52. Só uma empresa descuidada levaria à frente uma licitação com os Maiores preços da… Read more »
A nota da Petrobrás fica entre o risível e o sofrível. Uma vã tentativa de explicar o inexplicável, e, gravíssimo, lançando mão de inverdades. Ao contrário do que diz a empresa, a Keppel e o Sembcorp anunciaram publicamente a assinatura dos contratos definitivos de fusão no dia 27/04/2022. A Petrobrás recebeu no dia 30/05/2022 as propostas da P-80, P-82 e P-83. A FUP defende a total transparência e lisura nas licitações das plataformas. A Federação insiste que o Conselho de Administração da Petrobrás tenha acesso ao relatório da comissão de licitação e aos estudos de viabilidade técnica e econômica feitos… Read more »
Gestão da Petrobrás completamente alinhada ao governo entreguista. Brasil acima de todos é conversa pra boi dormir. Voltamos ao tempo do Brasil colônia.
Cada contrato será repassado com o rigor da lei, que tiver coragem de assinar que se preocupe muito, pois se tiver cometido crime vai para a cadeia! Pois quem te protege vai estar preso tbm. A Petrobras fica, o CPF de quem hoje assina o absurdo sai!
A Petrobras de Bolsonaro, Paulo Guedes e séquito preza sempre em favorecer o capital estrangeiro em detrimento ao nacional, sem observar a responsabilidade social nas mega contratações conduzidas nas estatais brasileira. A modelagem apresentada pela Petrobras na contratação da P-80 é vergonhosa e decepcionante por favorece apenas aos empresários chineses. Por qual razão não efetuar pacotes de contratações dentro do mesmo BID, nos moldes da contratação das P58 e 62? Naquela ocasião, a Petrobras efetuou, dentro de um mesmo BID diversas contratações (do navio, Conversão e adaptação do casco, Construção dos Módulos, Montagem e Interligação dos Módulos, integração dos Módulos… Read more »
Compulsando alguns comentários interessantes de leitores em publicações pretéritas aqui no website PETRONOTÍCIAS envolvendo a contratação da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Comperj e pelo seu teor, não ficamos surpresos com esses fatos tenebrosos que vem ocorrendo na Petrobras, circunscrito as contratações das famigeradas obras do Comperj (ROTA3), hoje rebatizadas como POLO GASLUB.
Ei-los:
https://petronoticias.com.br/a-chinesa-shandong-kerui-surpreende-e-apresenta-o-melhor-preco-para-a-conclusao-da-upgn-do-comperj/#comment-182353
https://petronoticias.com.br/a-chinesa-shandong-kerui-surpreende-e-apresenta-o-melhor-preco-para-a-conclusao-da-upgn-do-comperj/#comment-182501
PETROBRAS JÁ SABIA DESSE DESFEXO, MAS RESOLVEU LEVAR A FRENTE ESSE ABSURDO PROCESSO LICITATÓRIO, EM ARREPIO AS NORMAS LICITATÓRIA VIGENTES NO BRASIL. FATO IDÊNTICO OCORREU COM A LICITAÇÃO QUE CULMINOU COM A CONTRATAÇÃO DO CONSÓRCIO LIDERADO PELA GIGANTE CHINESA SHANDONG KERUI PARA A CONSTRUÇÃO DA UPGN DA ROTA 3 NO COMPERJ. O QUE PODE NOS DIZER O COMPLIANCE DA PETROBRAS SOBRE ESSAS ABSURDAS DECISÕES?
https://petronoticias.com.br/shandong-kerui-corre-risco-de-perder-upgn-se-a-petrobras-seguir-o-que-defende-o-seu-compliance/
AO EMPRESARIADO PRESTADORES DE SERVIÇOS NO BRASIL NA ATUALIDADE: A Petrobras esta reduzindo a pó a Indústria nacional, ai incluídas as Prestadoras de serviços, principalmente as empresas sérias que não foram contaminadas pelo Petrolão e aquelas novatas que certamente apareceriam para compor o cadastro de fornecedores da Estatal, mas estão pagando a conta do aparelhamento na Petrobras. A Petrobras aproveita as ilicitudes ocorridas na Lava Jato para montar o cadastro de seus fornecedores a seu bel prazer, da forma que melhor lhe convier e exterminar de vez com o conteúdo local. As derradeiras entrevista que concedi a Petronotícias retrata a… Read more »