PETROBRÁS AVANÇA EM NOVO SISTEMA DE PRODUÇÃO ANTECIPADA PARA O CAMPO DE BÚZIOS

buziosA Petrobrás deu mais um passo importante para a exploração do pré-sal da Bacia de Santos. A empresa recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para fazer a queima extraordinária de gás no campo de Búzios, em licença que será válida por 180 dias e limita a atividade a um volume de 500 mil m³ por dia. A medida, anunciada pela agência após solicitação feita nesta mês pela estatal, compõe o grupo de autorizações necessárias para dar início a um novo sistema de produção antecipada (SPA) na região, que se encontra em fase de testes desde o ano passado.

Com a autorização, a Petrobrás deverá avançar com a queima de gás no poço 9-BUZ-4-RJS. O campo, situado sob regime de cessão onerosa, vem recebendo enfoque da estatal e deverá contar com cinco FPSOs até 2019, cada um com capacidade para produzir 150 mil barris por dia. Durante a fase de testes, a área tem resultado em produções máximas de 15 mil barris por dia.

No último mês de outubro, a empresa anunciou a instalação do FPSO Búzios 6, com previsão da extração de primeiro óleo em 2022. O primeiro desses sistemas foi iniciado em março de 2015, com extensão de seis meses, para a coleta de informações sobre o campo. Para isso, foi utilizado o navio-plataforma Dynamic Producer.

A expectativa é de que a região inicie sua operação comercial já em 2017, após a compleção das atividades de produção antecipada. O campo de Búzios fica a 200 km da costa do Rio de Janeiro, em uma profundidade de até 2.100 metros, e teve sua comercialidade declarada pela estatal em dezembro de 2013.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of