PETROBRÁS RECEBE US$ 2,9 BILHÕES DE CHINESAS APÓS ACORDO DE COPARTICIPAÇÃO DE BÚZIOS

petrobrasA Petrobrás embolsou hoje (24) o valor de US$ 2,9 bilhões referente às obrigações das petroleiras chineses CNODC e CNOOC, como parte do acordo de coparticipação de Búzios. Segundo a estatal brasileira, será emitido um certificado de adimplência para a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Esta era a última condição precedente exigida pelo acordo, que entrará em vigor a partir de 1º de setembro.

A partir da vigência do acordo, as empresas CNODC e CNOOC têm até 30 dias corridos para manifestarem interesse no exercício da opção de compra de parcela adicional, de 5% cada uma, no Contrato de Partilha de Produção do Excedente da Cessão Onerosa”, detalhou a Petrobrás.

Para lembrar, em 2010, a União cedeu à Petrobrás o direito de explorar e produzir em sete blocos da Bacia de Santos, incluindo Búzios, na chamada Cessão Onerosa. O volume de produção nesses blocos estava restrito a 5 bilhões de barris de óleo equivalente.

Depois, descobriu-se que os volumes na área excediam – e muito – o valor estipulado com a Petrobrás. Daí surgiu o leilão do excedentes da Cessão Onerosa, sob o regime de partilha, que foi realizado no ano passado, que ofertou as reservas adicionais presentes na área. Naquele certame, a Petrobrás e as chinesas CNOOC e CNDOC arremataram os excedentes de Búzios. O acordo de copartipação aprovado pela ANP trata da convivência entre os dois tipos de contratos de Búzios: o da Cessão Onerosa e o de partilha.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of