PETROBRÁS RETOMA VENDA DE ATIVOS NA ARGENTINA

carlos-fabianA Petrobrás retomou a operação a venda de parte de seus ativos no mercado argentino, emperrada há mais de um ano. Desta vez a negociação envolve a venda para a Pluspetrol de um terço da Petrobras Participaciones (PPS), maior acionista da Petrobras Argentina (Pesa). Dentro os ativos da estatal na argentina estão uma refinaria em Baía Blanca e outra na região de Salta (Refinor), uma série de gasodutos, geradoras de energia, além de uma rede de postos de combustíveis. Estima-se que a operação passe dos US$ 500 milhões.

No início do ano passado, a Petrobras conversou com diversos candidatos, mas as ofertas não a agradaram. O negócio mais próximo de se concretizar foi com a Indalo, controlada pelo empresário Carlos Fabián, empresário próximo à presidente Critina Kirchner. Fabián volta a ser um personagem importante na operação, já que sua empresa deverá entrar no negócio junto à Pluspetrol.

A estatal trata a venda de parte da Petrobrás Argentina como um movimento fundamental para gerar caixa e cumprir seu plano estratégico. Além do valor arrecadado com a negociação de parte do capital da Pesa, também entraria na conta a cifra que a companhia economizará ao reduzir seus investimentos na Argentina.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of