PETROBRÁS SOLICITA AO IBAMA A LICENÇA DE INSTALAÇÃO DO FPSO P-71 NO CAMPO DE ITAPU

PETROBRAS_71A Petrobrás espera avançar em breve com os preparativos para o início da produção do FPSO P-71 no campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos. A estatal pediu recentemente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) a licença de instalação do navio-plataforma – que deve entrar em operação na área no ano de 2023.

Para lembrar, a P-71 seria alocada inicialmente no campo de Tupi, também no pré-sal da Bacia de Santos. Itapu, por sua vez, receberia uma plataforma própria, que ainda seria contratada. Porém, em outubro do ano passado, a Petrobrás anunciou a decisão de cancelar a licitação de contratação de uma plataforma para Itapu e realocou a P-71 para o campo.

A estatal chegou a um acordo de US$ 353 milhões com suas sócias em Tupi (Shell e Petrogal) para comprar as parcelas dessas petroleiras no FPSO. Também foi acordada a elaboração de um novo Plano de Desenvolvimento (PD) para o campo de Tupi, onde o FPSO seria originalmente utilizado.

Depois do leilão do excedente da cessão onerosa, realizado em novembro de 2019, os direitos de produção do campo de Itapu passaram a ser detidos integralmente pela Petrobrás.  Segundo a estatal, a decisão de instalar a P-71 em Itapu permitirá a antecipação do primeiro óleo do campo em cerca de um ano. Atualmente, a P-71 está no Estaleiro Jurong, no Espírito Santo, em fase final de construção. A unidade terá capacidade de produção de 150 mil barris de petróleo por dia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of