SHELL LANÇOU NO BRASIL EMPRESA PARA COMERCIALIZAR ENERGIA LIMPA DE ORIGEM EÓLICA E SOLAR

guilhermeA Shell lança no Brasil a marca Shell Energy, seu segmento para as atividades da empresa com foco em transição energética e descarbonização. O negócio Shell Energy Brasil irá produzir e comercializar energia elétrica limpa por usinas solares e eólicas, e energia de baixo carbono por térmicas a partir do gás, além de oferecer produtos ambientais como Certificados de Energia Renovável e compensações de carbono.   A empresa faz parte da meta da Shell de zerar as emissões líquidas até 2050, além de oferecer soluções de energia mais limpas que auxiliem outras empresas e governos a alcançar as metas do Acordo de Paris.   Globalmente, a Shell faz investimentos na ordem de bilhões de dólares anuais na geração de energia limpa e de baixo carbono.

A Shell Energy Brasil é a  primeira empresa privada a comercializar uona 2o gás do pré-sal diretamente para as distribuidoras, em um contrato com a Companhia Pernambucana de Gás – Copergás, assinado em agosto de 2021. Além disso, a empresa comercializa energia elétrica, gás e produtos ambientais desde 2017 e tem perspectiva de investimento de R$ 3 bilhões até o final de 2025.  O Brasil é um dos mercados estratégicos da Shell Energy, que está instalada  também  em países europeus, incluindo Turquia, e mais recentemente nos Estados Unidos (2020) e na Austrália (2021). Guilherme Perdigão, diretor de Renováveis e Soluções de Energia da Shell Brasil e Shell Energy, disse que  “O lançamento da marca no Brasil reflete o esforço para a descarbonização e também as oportunidades abertas pela Nova Lei do Gás e pela entrada de consumidores no mercado livre de energia elétrica.”

shellNo mercado livre de energia, a empresa comercializou 6,7 TWh em 2019. A Shell Energy Brasil também faz parte da joint-venture da térmica em construção Marlim Azul (Macaé – RJ), movida a gás natural do pré-sal, e tem outros seis projetos solares com capacidade de geração de mais de 2GW – incluindo o termo de cooperação para a joint venture para um projeto fotovoltaico com a Gerdau:    “Também estamos dispostos a fazer novos investimentos em joint-ventures de geração de energia limpa”, afirma Guilherme Perdigão.

Além dos contratos de energia elétrica, a Shell Energy Brasil oferece pacotes combinados de eletricidade e gás, GNL e compensações ambientais para as emissões de carbono que não puderem ser evitadas, em ofertas descomplicadas e acessíveis. “Nosso objetivo é ser o parceiro preferencial de empresas de todos os portes, inclusive daquelas que não são familiarizadas com o mercado livre de energia, mas que desejam reduzir seus custos e sua pegada”, explicou o executivo.  Globalmente, a Shell Energy comercializou mais de 255 TWh em 2020, e tem acesso uma capacidade de 5,6 GW de energia por fontes renováveis, que se encontra em expansão.

SHELL ENERGY NO BRASIL  

 Marlim Azul 

  • Joint-venture entre Pátria Investimentos (50,1%), Grupo Shell (29,9%) e Mitsubishi Hitachi Power Systems – MHPS (20%)
  • Térmica movida a gás natural do pré-sal – gás fornecido pela Shell Brasil Petróleo
  • Localizada em Macaé (RJ)
  • Investimento: USD 600 milhões
  • Capacidade instalada de 565 MW + expansão planejada
  • Energia será vendida tanto no mercado cativo quanto no mercado livre
  • Primeira usina a utilizar a turbina a gás MHPS com tecnologia M501JAC no Brasil: turbina de última geração com aproximadamente o dobro da eficiência energética que a média brasileira, além de menor emissão de gases de efeito estufa
  • Despacho de mais de 80%: permitirá complementar a intermitência da geração renovável
  • Início da operação: 2023

Aquarii 

  • Acordo de cooperação entre Shell Energy (50%) e Gerdau (50%)
  • Futura joint-venture para produção de energia solar
  • Localizado em Brasilândia de Minas (MG)
  • Parte da energia (50%) será comercializada pela Shell Energy no mercado livre, enquanto a outra parte vai para unidades de produção de aço da Gerdau
  • Capacidade instalada de 190MWdc
  • Início previsto da operação: 2024

Produtos ambientais 

  • Certificados de Energia Renovável (RECs e I-RECs)
  • Compensação de Carbono Baseados na Natureza (NBS)

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of