PETROBRÁS TERÁ UM NOVO PRESIDENTE A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA: O GENERAL SILVA E LUNA

gggggggUfa! A Petrobrás terá um novo presidente. Jair Bolsonaro anunciou nesta noite (19) a demissão do presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco. Em um post em redes sociais, Bolsonaro afirmou que o novo chefe da estatal é o General Joaquim Silva e Luna, atual diretor-Geral da Itaipu Binacional, que  foi ministro da Defesa no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). Silva Luna, um nacionalista na essência, estava fazendo um trabalho extraordinário na Itaipu Binacional: “O Governo decidiu indicar o Senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova Missão, como Conselheiro de Administração e Presidente da Petrobras, após o encerramento do Ciclo, superior a dois anos, do atual Presidente, senhor Roberto Castello Branco“, diz a nota do Presidente Bolsonaro, assinada pela assessoria de comunicação social do Ministério de Minas e Energia.

Bolsonaro queria a saída de Roberto Castello Branco do comando da Petrobrás desde a reunião que tiveram em Brasília para falar sobre o aumento dos combustíveis, em especial para o Diesel. Numa reunião ontem (18), no Palácio do Planalto, após o quarto aumento no preço dos combustíveis, o caldo entornou e irritou Bolsonaro, que pedia previsibilidade para os aumentos. Bolsonaro ficou especialmente irritado com Castello Branco por uma declaração em janeiro, quando o executivo, ainda sob a pressão da ameaça de greve dos caminhoneiros, afirmou que a insatisfação da categoria é “um problema que não é da Petrobrás”. A demissão dele já era esperada.

O General Joaquim Silva e Luna é da reserva do Exército. Ele foi Ministro da Defesa entre 26 de fevereiro de 2018 e 1 de janeiro de 2019. Atualmente é Diretor-Geral da Itaipu Binacional. Iniciou sua carreira militar em 10 de fevereiro de 1969, onde se graduou na arma de Engenharia. Realizou o Curso de Oficial de Comunicações, em 1976 e o Curso de Guerra na Selva. Promovido a capitão em 31 de agosto de 1978, cursou o Mestrado em Operações Militares. Foi promovido a  Major em 31 de agosto de 1985. Realizou seu Doutorado em Ciências Militares, nos anos de 1987 e 1988. Foi membro da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai e Assessor de Engenharia entre 1992 e 1994. Ascendeu ao posto de Coronel em 30 de abril de 1995 e comandou o 6º Batalhão de Engenharia de Construção, em Roraima, de janeiro 1996 a janeiro de 1998. Em seguida, realizou o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Foi Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico em Israel de 1999 a 2001, período em que fez cursos de Combate Básico das Forças de Defesa de Israel.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of