PETROLEIRA BRITÂNICA APOSTA EM MODELO AVANÇADO DE REATOR NUCLEAR PARA DESCARBONIZAR SUAS OPERAÇÕES

Stefano-Buono-Headshot_rectÉ consenso que mesmo diante da crescente transição energética em todo o mundo, o petróleo ainda continuará a ser amplamente usado nas próximas décadas. Por isso, enquanto as economias dependem da utilização de fontes fósseis, as empresas de exploração e produção estão fazendo esforços para descarbonizarem suas atividades. Muitas estão apostando  fazendo no uso da tecnologia de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) ou mesmo na eletrificação para reduzir a pegada de emissões. Contudo, a Viaro Energy, uma empresa independente de exploração com sede em Londres, iniciou o processo para incorporar tecnologia nuclear de baixo carbono em seu mix de ações para descarbonização das operações de petróleo e gás.

A petroleira britânica assinou um memorando de entendimentos com a newcleo, uma desenvolvedora de tecnologia nuclear limpa, com foco na descarbonização da infraestrutura de petróleo e gás por meio do uso de tecnologia nuclear, centrada na futura implantação de reatores modulares avançados (AMR). O acordo delineia um quadro para atividades colaborativas planejadas para descarbonizar a infraestrutura existente e futura da Viaro. Enquanto isso, a newcleo está desenvolvendo uma tecnologia de reator rápido refrigerado a chumbo, que poderá ser adequada para uma ampla gama de locais devido à sua segurança intrínseca e características compactas, além de ter a capacidade de ser co-localizado com indústrias eletrointensivas.

A grande sacada dos reatores rápidos refrigerados a chumbo é que eles funcionarão com combustível gasto reprocessado de outros reatores. Isso é esperado para reduzir a pegada climática das operações da newcleo e fechar o ciclo de combustível, aumentar a energia utilizável do urânio previamente minerado, eliminar a necessidade de extrair e processar novos recursos de urânio e reduzir o estoque de resíduos de longa duração.

mar do norteEsta é uma parceria empolgante e demonstra o potencial da tecnologia da newcleo para apoiar a descarbonização industrial. A transição para o zero líquido só será alcançada descarbonizando não apenas os setores de energia, transporte e calor, mas também as indústrias eletrointensivas pesadas e ‘difíceis de abater’”, disse o presidente e CEO da newcleo, Stefano Buono (foto principal). “Nossa tecnologia significa que, pela primeira vez, os reatores nucleares fornecerão energia descentralizada, básica e de baixo carbono para clientes com segurança e fornecimento aprimorados. A abordagem pragmática e visionária da Viaro os ajudará a abrir caminho para operações com menor emissão de carbono no setor de petróleo e gás e estamos encantados em estar associados a eles e em fornecer soluções energéticas para tornar seus objetivos uma realidade”, acrescentou.

A Viaro Energy construiu um extenso portfólio no Mar do Norte, com participações em mais de 30 ativos não operados no Reino Unido, na área central e sul do Mar do Norte, a oeste das Ilhas Shetland e na Holanda. Com uma produção de até 30.000 barris equivalentes de petróleo por dia, a empresa tem como meta de médio prazo uma produção de 100.000 barris equivalentes de petróleo por dia, e seus ativos de exploração são mantidos por sua subsidiária operacional de propriedade integral, a RockRose Energy.

Francesco-Mazzagatti-1Após a conclusão dos estudos de viabilidade, uma joint venture será estabelecida para implantar um reator rápido refrigerado a chumbo de 200MWe da newcleo em locais escolhidos dentro do portfólio da Viaro, avaliando tanto os ativos existentes quanto as aquisições prospectivas nas quais a empresa britânica está atualmente envolvida. Espera-se que essa tecnologia contribua para os objetivos de zero líquido maximizando os benefícios dos AMRs para cogeração, calor e energia combinados e aplicação fora da rede.

Como o tempo médio de vida de um reator LFR é de 60 anos, após a descarbonização dos ativos de hidrocarbonetos da Viaro, espera-se que os LFRs continuem fornecendo energia limpa para a rede elétrica nacional da Grã-Bretanha e em outros lugares da Europa onde a tecnologia for implementada. Além do memorando, a empresa britânica também investiu diretamente na newcleo adquirindo ações em sua última captação de recursos.

A parceria com a newcleo é um marco importante em nossa estratégia para exemplificar a única abordagem economicamente viável para a transição energética, investindo tanto na segurança energética quanto nos objetivos de zero líquido de longo prazo. Estamos orgulhosos de liderar esforços de descarbonização no setor de petróleo e gás por meio da implementação da tecnologia de energia nuclear limpa da newcleo em nossas operações”, afirmou o CEO da Viaro Energy, Francesco Mazzagatti (foto acima, à esquerda).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of