PETROLEIROS CONTESTAM PROJETO DE LEI QUE VISA A PRIVATIZAÇÃO DE ÓLEO DA UNIÃO
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindicatos filiados criticaram a proposta, apresentada pelo governo federal, de privatizar o óleo do pré-sal que vai para a União. Para a entidade, essa medida representa o fim do modelo de partilha. O sindicato disse ainda que o regime de partilha está sendo desmontando desde 2016, com o fim do direito de a Petrobrás ser a operadora única do pré-sal; a redução dos percentuais de conteúdo nacional; e a diminuição do fundo social soberano, que destinava 75% dos royalties do pré-sal para a educação e saúde.
“Agora, para deflagrar o golpe final, querem privatizar o óleo do pré-sal que fica para a União. Mais um passo para a entrega também da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), empresa que é praticamente a receita federal do pré-sal brasileiro, que ajuda a identificar e a controlar a produção no Brasil e também os custos de produção das operadoras que aqui atuam”, avaliou o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.
O líder da federação acrescentou também que a Brigada Petroleira (movimento que reúne a categoria dos petroleiros) já está mobilizada junto a parlamentares na Câmara e no Senado, em Brasília, para tratar desse tema. Por fim, a FUP avaliou ainda que o setor de óleo e gás deveria ser tratado como política de Estado, não como política de governo, que muda de quatro em quatro anos.
Faltam somente 206 dias pra acabar o PIOR Governo da História do Brasil.