PETRONECT PREPARA TREINAMENTOS PARA FORNECEDORES SOBRE LICITAÇÕES E CADASTRO NA PETROBRÁS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Rainer-MuhlhausFerramenta que faz parte do dia a dia de diversas empresas fornecedoras da Petrobrás, a Petronect tem adotado uma estratégia de disponibilizar treinamentos para as companhias que oferecem produtos e serviços para a petroleira. Em um novo passo nesse sentido, o portal agora prepara novos conteúdos também para as empresas que desejam cadastrar-se como fornecedoras da estatal. A novidade será lançada entre o final deste mês e o início de maio, conforme revela o diretor comercial e de relacionamento da Petronect, Rainer Muhlhaus, em entrevista ao Petronotícias. “A nossa ideia não é ser somente um portal de compras, mas também oferecer ferramentas de suporte para que os negócios ocorram da melhor forma possível”, comentou. Muhlhaus diz que um dos caminhos para conseguir sucesso nas licitações é reunir o maior número de informações sobre as concorrências, e que a Petronect tem trabalhado para disponibilizar todos esses dados através da ferramenta Minha Petronect. “Estamos difundindo ao máximo que existem oportunidades na Petrobrás. E mais do que isso: estamos dando condições para que as fornecedoras avaliem como participar dessas licitações”, acrescentou. O diretor da Petronect também avalia que o mercado de óleo e gás, como um todo, está vivendo um momento de aquecimento, garantindo assim boas oportunidades de negócios. “Eu acho que o futuro será muito promissor. Os investimentos estão crescendo recentemente, em função do direcionamento para produção e exploração de petróleo. Esses investimentos têm sido consistentes, ano após ano. Isso não será diferente daqui em diante”, concluiu.

Qual o foco dos treinamentos disponibilizados pela Petronect para os fornecedores?

PlataformaQueremos ser muito mais do que um elo entre o consumidor (que é a Petrobrás) e o mercado fornecedor. Desde o início da formação da Petronect, nosso objetivo é fazer com que esse canal seja o mais fluido possível. Ou seja, que os fornecedores consigam tudo aquilo que precisam para trabalhar bem com a Petrobrás através do portal. Seja na parte documental e processual das licitações ou no acesso às informações. Essa sempre foi uma preocupação da Petronect desde o início de sua história.

Hoje, o nível de disponibilização de treinamentos do nosso portal é excelente. São mais de 10 treinamentos disponíveis, além de material de apoio, documentações e sessões ao vivo para sanar dúvidas. A nossa ideia não é ser somente um portal de compras, mas também oferecer ferramentas de suporte para que os negócios ocorram da melhor forma possível.

Importante mencionar que não temos nenhuma parceria com empresas ou sites que fornecem treinamentos e consultorias. Todo o material de treinamento do nosso site está atualizado e entendemos que qualquer fornecedor possui todas as informações que precisam dentro do portal, sem necessidade de pagar por esse conteúdo. Temos todo o interesse em ajudar os fornecedores, que não precisam contratar terceiros para receber esse suporte. 

Quais serão os novos treinamentos disponibilizados para as empresas?

plataformaTemos novidades. Estamos investindo, junto com a Petrobrás, em um tema no qual algumas empresas possuem certa dificuldade, que é sobre a realização do Cadastro da Petrobrás (CRCC). Estamos criando conteúdos exclusivos que mostram como é esse processo, de forma mais detalhada. Esses novos conteúdos devem estar disponíveis entre o final de abril e início de maio. Queremos disponibilizar todo o tipo de suporte para que todos os fornecedores consigam participar das concorrências de forma tranquila e equânime. Esse novo material, em formato de vídeo, foi criado a partir dos guias já existentes sobre esse tema.

Outra novidade será um chatbot, que chamamos internamente de Paola (Petronect Online Assistant). Essa ferramenta será disponibilizada, em breve, para sanar dúvidas dos fornecedores e direcionar as empresas sobre onde encontrar determinadas informações. Em uma segunda etapa, nossa ideia é que a Paola possa executar algumas funções mais simples para os fornecedores que não tenham familiaridade com o portal.

Qual o melhor caminho para que fornecedores tenham maior chance de sucesso nas concorrências dentro da Petronect?

FPSO_P_77_Andr___Ribeiro_Banco_de_Imagens_Petrobras.60902bf4739aaEu diria que a ideia geral é buscar informações. Nós melhoramos muito o acesso a informações nas licitações da Petrobrás. No último ano, lançamos o “Minha Petronect”, que tem sido um grande sucesso. Trata-se de uma ferramenta de análise de dados. Qualquer fornecedor da Petrobrás pode usar essa ferramenta para fazer análise competitiva de seus últimos fornecimentos e buscar informações sobre novos fornecimentos que tenham mais aderência ao perfil da empresa.

É uma consultoria digital que a Petronect está colocando à disposição do mercado, de forma gratuita. Assim, as fornecedoras poderão enxergar as melhores oportunidades e focar apenas naquelas concorrências em que possuem mais condições. Estamos difundindo ao máximo que existem oportunidades na Petrobrás. E mais do que isso: estamos dando condições para que as fornecedoras avaliem como participar dessas licitações. O acesso à informação é livre, gratuito e muito bem estruturado dentro da Petronect.

Ao seu ver, quais são as expectativas de novos negócios dentro da cadeia de óleo e gás brasileira?

petrobrasEu acho que o futuro será muito promissor. Os investimentos estão crescendo recentemente, em função do direcionamento para produção e exploração de petróleo. Esses investimentos têm sido consistentes, ano após ano. Isso não será diferente daqui em diante. Eu creio que o volume de crescimento será mantido em um patamar muito bom. O mercado se torna cada vez mais exigente, solicitando cada vez mais qualificação e certificação. O Cadastro da Petrobrás, por exemplo, é bem exigente e direciona as empresas para as certificações necessárias para participar melhor das concorrências. O mercado de óleo e gás cada vez mais exige segurança e qualidade técnica. Os fornecedores com mais qualidade e certificações internacionais tendem a tornar-se mais fortes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of