PETRONECT RECEBE UMA CERTIFICAÇÃO ESPECIAL DA BUREAU VERITAS QUE ATESTA CUMPRIMENTO DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

Maria Claudia_PetronectA Petronect, empresa de tecnologia da informação que opera o maior Marketplace B2B do Brasil para o setor de Óleo e Gás, está comemorando o recebimento da Certificação do Bureau Veritas pela completa adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  A conquista coloca a empresa em um patamar de alta performance em segurança e proteção de dados. A empresa organizou um grupo especial de trabalho denominado “Iniciativa Estratégica de Adequação à LGPD”. O resultado desse processo culminou na certificação. Cerca de 30 pessoas de diferentes departamentos, entre eles Jurídico, Segurança da Informação, Governança, Conformidade e Auditoria, Recursos Humanos, Relacionamento, Contratações e Projetos, trabalharam duro para conseguir este êxito.

Esses profissionais identificaram pontos de atenção e melhorias nos processos da empresa. Com um diagnóstico preciso foram traçadas as atividades prioritárias e iniciou-se o processo de análise de gaps, aplicável em um processo de Certificação. “Tudo foi monitorado por um gerente de projetos e, na metodologia aplicada, usamos OKRs (Objective Key Results), com uma forte governança e patrocínio. Além de nossa equipe interna, promovemos interações com clientes e fornecedores para total adequação contratual”, disse a líder do time jurídico da Petronect, Maria Claudia Pedroso (foto).

edsonEntre os pontos trabalhados no projeto estão políticas e procedimentos internos, adequação em contratos com fornecedores, formulação de perguntas e respostas, tratamentos de dados pessoais, treinamentos, simulações de incidentes com dados, acompanhamento de métricas, melhorias no Portal Petronect, entre outras ações. O projeto recebeu aporte de 10% de plano de investimento da empresa. O fato do grupo estar em trabalho remoto desde março de 2020, não impactou as atividades, que adotou uma metodologia ágil, assegurando a coesão do time e mantendo o foco nas atividades estabelecidas no programa.

Para Elson Cordeiro (foto ao lado), diretor de Operações, a certificação, quando o assunto é sigilo de informação, dá à empresa o diferencial na prática de como os dados que possuem acesso são tratados. “O processo de certificação nos garantiu termos uma mudança no nosso ambiente corporativo, diria que foi uma mudança cultural em todas as áreas da empresa que não se limitam ao nosso ambiente empresarial. Não queremos conformidade burocrática. Queremos conformidade entusiasta, esse é nosso plano”, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of