PETRONOTÍCIAS TRANSMITE HOJE DEBATE SOBRE O POTENCIAL DE REATORES NUCLEARES MODULARES NO BRASIL

FOTOA

Celso Cunha (Abdan), Ney Zanella (MME), Sophie Macfarlane-Smith e Alan Woods (Rolls Royce)

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, os chamados Pequenos Reatores Modulares (SMRs na sigla em inglês) podem ser uma alternativa de geração de energia limpa em diferentes regiões. Por aqui, o debate sobre o uso dessa nova tecnologia ainda só está só no começo. No entanto, alguns outros países, como o Reino Unido, já estão mais avançados e preparam-se para instalar empreendimentos do tipo nos próximos anos. Por isso, a Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan) realiza hoje (30) um debate com especialistas brasileiros e britânicos para trocar experiências e debater o potencial do uso de SMRs no Brasil. O evento começará às 13h e será transmitido ao vivo pelo Petronotícias.

Na corrida entre os atores internacionais pelo domínio da tecnologia de SMRs, os britânicos estão com alguma vantagem. A Rolls Royce, por exemplo, planeja 16 mini-usinas nucleares para o Reino Unido nos próximos 20 anos. A companhia lidera um consórcio que pretende criar seis mil novos empregos nos próximos cinco anos com a construção desses empreendimentos. Quando o horizonte é ampliado para 15 anos, a expectativa de geração de postos de trabalho sobe para 40 mil, de acordo com a empresa. A tecnologia SMR é apontada como peça-chave para que o Reino Unido cumpra sua meta de atingir emissões de carbono zero até 2050.

smr

Modelo de reator modular da Rolls Royce

No evento de hoje da Abdan, três representantes do setor energético britânico falarão sobre a tecnologia. O primeiro convidado será o diretor de políticas de habilitação no Departamento de Negócios, Energia & Estratégia Industrial do Governo Britânico, Alasdair Harper. Pelo lado da indústria, dois executivos da Rolls Royce: o diretor de estratégia e desenvolvimento de negócios da empresa, Alan Woods; e a diretora de negócios com os clientes, Sophie Macfarlane-Smith.

A abertura do evento será feita pelo vice-cônsul geral britânico do Rio de Janeiro, Anthony Preston. Pelo lado brasileiro, participarão o diretor de estudos econômico-energéticos e ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Giovani Vitória Machado; e o assessor especial de gestão estratégica do Ministério de Minas e Energia, Ney Zanella. A moderação do evento ficará nas mãos do presidente da Abdan, Celso Cunha.

Aqui no Brasil, a discussão sobre SMRs ainda está muito no começo. Mas já é um assunto que está no radar. Empresas do setor estão avaliando sinergias e possibilidades. Como já noticiamos, a Nuclep, por exemplo, declarou que está preparando-se para atender às possíveis novas demandas que poderão surgir no Brasil relacionadas a reatores modulares. “Eu realmente acho que os SMRs seriam muito importantes para o Brasil. É uma solução bastante inteligente, já que o país possui dimensão continental”, disse o presidente da Nuclep, Carlos Seixas, em entrevista ao Petronotícias.

Enquanto isso, agentes públicos estão discutindo a regulação e viabilidade econômica de colocar em prática a tecnologia. O Plano Nacional de Energia 2050 aponta para a criação de 8GW a 10GW de energia elétrica a partir da matriz nuclear nos próximos 30 anos. Mas sobre a tecnologia de SMRs, o documento diz que novos projetos baseados nesses modelos serão vistos após 2030, no caso de alcançarem maturidade tecnológica e competitividade.

Agenda: Webinar Small Modular Reactor (SMR)
Data: hoje (30 de junho), a partir das 13h
Transmissão ao vivo do Petronotícias
Organização do evento: Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan)

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of