PETRORIO MUDA ESTRATÉGIA NO TERCEIRO TRIMESTRE E TEM LUCRO DE R$ 125 MILHÕES NO PERÍODO
A estratégia usada pela PetroRio neste terceiro trimestre, foi bem sucedida. A empresa optou por priorizar aumentar os níveis de produção e racionalizar custos, dando toda atenção para ações com responsabilidade ambiental, segurança e eficiência operacional. Hoje, maior companhia independente de óleo e gás do Brasil, teve um lucro líquido (ex-IFRS 16) de R$ 125 milhões no período, contra R$ 118 milhões negativos registrados no 3T20. Os principais fatores que impulsionaram o desempenho financeiro da empresa foram o incremento nas vendas e crescimento do preço do brent, com reflexo direto no aumento da receita. Para Roberto Monteiro(foto principal), CEO da companhia, “A PetroRio acredita que a melhor proteção contra a volatilidade do brent é a redução de seu lifting cost e este continuará sendo um pilar dos atuais e futuros projetos da companhia. Neste período, alcançamos a redução de quase 14% de lifting cost em relação ao segundo trimestre deste ano. Passou de USD/bbl 14,2 para USD/bbl 12,3 no 3T21. Isto foi possível devido à conclusão do tieback entre os campos de Polvo e Tubarão Martelo, na Bacia de Campos, que permitiu uma redução de custos operacionais de US$ 50 milhões ao ano com o desligamento do FPSO Polvo, que era afretado ao campo. Estes resultados demonstram que estamos no caminho certo para sustentar a solidez da empresa.”
A PetroRio obteve receita líquida de R$ 940 milhões no 3T21, um aumento anual de 92%. O resultado foi impactado positivamente pela alta do preço do petróleo tipo Brent, que registrou média de US$ 73,23 por barril, um aumento de 69% na comparação ano contra ano e 6% na comparação com o trimestre imediatamente anterior. “O prazo médio das dívidas da empresa reforça a maior robustez da estrutura de capital que vem sendo perseguida para a PetroRio, focando em horizonte de mais longo prazo, facilitando o planejamento financeiro e deixando a companhia mais preparada para o crescimento inorgânico, importante pilar de crescimento.”, explicou o CEO.
O período foi marcado pela maior conquista operacional da companhia: a conclusão da interligação, conhecida como tieback, entre Polvo e Tubarão Martelo. A PetroRio tornou-se a primeira empresa independente a criar um polo privado de produção de campos maduros na região da Bacia de Campos (RJ). A iniciativa possibilitará redução de custos operacionais, que estavam em cerca de US$ 120 milhões por ano e passará a aproximadamente US$ 70 milhões por ano: “O projeto durou 11 meses e teve custo de R$ 45 milhões. Nos orgulhamos muito de tê-lo concluído dentro do orçamento e do cronograma, bem como de contribuir significativamente para a redução do lifting cost e da pegada de carbono. Esta conquista demonstra grande capacidade de execução e pontualidade de nossos times de projetos operacionais, que se mostram aptos para implementar com segurança projetos futuros, como a Revitalização do campo de Frade, o desenvolvimento do campo de Wahoo e o projeto de interligação de Frade e Wahoo”, afirmou Roberto Monteiro.
O trimestre também registou a conclusão das aquisições de PetroRio nas participações de Wahoo, chegando a 64,3% do consórcio. No campo de Frade, a companhia busca aumentar o fator de recuperação do ativo. O Plano de Desenvolvimento do Campo considera a perfuração de quatro poços produtores e três injetores, que foram selecionados com base na maximização do fator de recuperação do campo. A primeira fase do Plano de Revitalização do Campo de Frade incluirá a perfuração de um poço produtor e dois poços injetores horizontais, com previsão de início a partir de março de 2022, a ser realizada pela sonda NORBE VI, da Ocyan.
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