PLATAFORMA P-76 COMEÇOU A EXPORTAÇÃO DE GÁS PARA O CONTINENTE

p76A plataforma P-76 é a segunda unidade de produção do campo de Búzios, na Bacia de Santos, a realizar a exportação de gás natural para o continente. A atividade foi iniciada em junho e anunciada hoje (7) pela Petrobrás. A operação começou após após a interligação do navio-plataforma ao gasoduto conhecido como Rota 2, que escoa a produção para o Terminal de Cabiúnas.

Em agosto do ano passado, a Petrobrás já havia começado a exportar o gás de Búzios extraído da plataforma P-74. O volume exportado pelas duas plataformas atualmente é de até 2 milhões de m³ por dia. A estatal acredita que até o segundo semestre de 2022, depois da entrada da Rota 3 e a interligação das plataformas P-75 e P-77, o volume de gás a ser exportado pelo campo de Búzios poderá ser superior a 9 milhões de m³/dia.

O início de exportação de gás pela P-76 reforça a posição da Petrobrás na cadeia de gás natural no país, ampliando a disponibilidade de gás ao mercado e proporcionando o atendimento ao crescimento da demanda, incluindo a expansão e segurança no atendimento ao setor elétrico, delineando o caminho da transição energética para fontes com menor intensidade de carbono”, declarou a Petrobrás.

Os gasodutos Rota 1 e Rota 2 têm capacidade de escoamento de 26 a 30 milhões de m³ por dia. A Rota 3, em fase final de implantação, poderá escoar mais de 18 milhões m³/d de gás até as unidades de processamento de gás em terra.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of