POLÍTICA DE PARIDADE DA PETROBRÁS AUMENTOU PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS EM MAIS DE 100% DESDE 2016, DIZ DIEESE/FUP | Petronotícias




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POLÍTICA DE PARIDADE DA PETROBRÁS AUMENTOU PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS EM MAIS DE 100% DESDE 2016, DIZ DIEESE/FUP

gasolinaNúmeros levantados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) ajudam a entender o tamanho do peso que a atual política de paridade de internacional (PPI) da Petrobrás está impondo ao consumidor brasileiro. Desde outubro 2016, quando foi implantado o PPI, os preços de venda da gasolina, diesel e gás de cozinha subiram cerca de 100%, enquanto o salário mínimo teve variação apenas de 37,7% durante o período.

Falando especificamente da gasolina, a variação do preço do produto na bomba dos postos foi de 98,3% desde 2016 até hoje. Enquanto isso, o valor da gasolina cobrado pela Petrobrás nas refinarias teve um reajuste ainda maior, de 170,6%. Somente em 2022, de janeiro a junho, o combustível acumula alta de 31,2% no preço das refinarias e de 9,8% nos postos de gasolina.

Em relação ao diesel, o produto teve alta de 221,6% nas refinarias desde o início da atual política de preços da Petrobrás. Nos postos de gasolina, o insumo sofreu uma elevação de 133,4% durante o período. Neste ano, o diesel já acumula um aumento de 30,4% nos postos e de 67,7% nas refinarias.

Por fim, o estudo de Dieese/FUP aponta ainda que o valor cobrado pelo gás de cozinha nas refinarias cresceu 324,1% desde 2016 até hoje. Enquanto isso, o preço cobrado pelo botijão para os consumidores finais ficou 103,5% mais caro. Entre janeiro e junho deste ano, o produto sofreu uma alta de 10,4% nas revendas de botijões e de 9,8% nas refinarias.

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Podemos acreditar que esta havendo integridade na propaganda veiculada pela PETROBRAS na mídia para esclarecimento ao publico acerca da Paridade aos Preços Internacionais dos combustíveis carburantes? Podemos considerar como esclarecedor essa propaganda? São fatos verdadeiros?

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
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Não faz sentido a Petrobras fazer a opção de estabelecer os preços da gasolina, diesel e gás de cozinha vinculados aos preços praticados no mercado internacional, sacrificando o povo e a economia brasileira, apesar dos combustíveis serem produzidos aqui no Brasil. Mas, parece que tudo isso esta sendo orquestrado com vista a um objetivo maior, qual seja, o de privatizar a Petrobras que o Governo Bolsonaro e sua equipe econômica não cansam de falar.

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
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Ninguém pode abrir mão de ter energia elétrica em casa. Ninguém pode abrir mão do gás de cozinha para cozinhar. Ninguém pode abrir mão de abastecer seus veículos para se locomover. Então seja o preço que for, a maior parte da população vai ter que pagar. Assim, as empresas acabam tendo uma margem de lucro muito alta, em detrimento do interesse da sociedade. Por isso a maioria dos países, principalmente aqueles que têm petróleo abundante, como é o caso do Brasil, deveriam controlar o preço dos combustíveis e gás que o povo necessita.

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O governo Bolsonaro e congressistas precisam abolir a famigerada PPI, teria que praticar o preço vinculado aos seus custos de produção. Se a Petrobras gasta R$ 1 para fazer um litro de gasolina, por que precisa vender a R$ 3? A Petrobras tem que ter o suficiente para remunerar os seus custos e não para praticar os preços que são praticados na Europa, no Japão, em Nova Iorque e aumentar de maneira a ter mais lucro, se por lá a moeda circulante é o dólar ou euro e por aqui temos o depreciado e corroído real. Os resultados estão aí.… Read more »

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O problema todo remete ao fato da Petrobras resolver colocar em prática um reajustamento absurdo para os insumos que comercializa que extrapola a razoabilidade fundamentalista na formação de preços, que por questões internas, remete a maximização dos preços dos derivados carburantes para muito além da famigerada paridade internacional, a dita PPI. Na verdade, os fatos reais que observamos com frequência na Petrobras na atualidade, não corroboram a suposta integridade e do rigoroso “controles internos” apregoados, onde a estatal demonstra na atualidade estar mais preocupado com a lucratividade, em detrimento da opinião pública de suas próprias mazelas, do que propriamente estabelecer… Read more »

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Diante dessa paranoia e artimanha na formação de preços dos combustíveis que afronta a soberania e realidade nacional, observamos como resultado final uma fato pitoresco, que não podemos deixar de realçar, quando a Petrobras resolve distribuir uma boa parcela de seus lucros trimestrais bilionários a seus acionista e entre eles, os investidores estrangeiros. Da remessa aos estrangeiros, uma boa parcela vai para os fundos de pensões canadenses e americanos. Daí cabe uma reflexão: a Petrobras deve bilhões a PETROS, fundo de pensão da estatal, mas não paga uma dívida bilionária que mantem com seu fundo de pensão faz tempo. Não… Read more »

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
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QUAL A RAZÃO DA APLICAÇÃO EM SUA PLENITUDE DA PARIDAADE INTERNACIONAL DE PREÇOS SE O BRASIL É AUTOSUFICIENTE E A PETROBRAS PAGA EM DÓLAR A MAIOR PARTE DE SEUS CUSTOS INTERNOS DE SERVIÇOS E AQUISIÇÃO DE BENS? O governo detém cerca de 60% das ações com direito a voto na Petrobras. Das ações que decidem, que são as chamadas ações ordinárias, o governo tem cerca de 60% do capital. Então, efetivamente, o governo pode decidir. Ele não decide porque não quer, porque abriu mão da soberania do povo brasileiro em um setor essencial da economia. Por tudo que foi dito… Read more »

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Seria melhor o presidente ficar calado e assumir sua real postura e concordância com a absurda paridade internacional de preços praticados pela Petrobras em favorecimento aos importadores. Afinal foi o mesmo Jair Messias Bolsonaro que trocou por 3 vezes o comando na estatal nos 3 anos de seu governo, justamente para “conter” essa aberração.

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RECOMENDAÇÃO DE LEITURA PARA O FINAL DE SEMANA: CAMPANHA PUBLICITARIA DA PETROBRAS – FORMAÇÃO DE PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS. https://www.linkedin.com/pulse/campanha-publicitaria-da-petrobras-forma%C3%A7%C3%A3o-de-pre%C3%A7os-pereira/

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CAMPANHA PUBLICITARIA DA PETROBRAS RESPONDE AO MINISTRO MENDOÇA DO STF ANTES DO TERMINO DO PRAZO CONCEDIDO DE 5 DIAS. SEGUE O LINK: https://lnkd.in/dPDTycV3 fim

https://lnkd.in/d3hTWgYu