PORTO DE ANGRA DOS REIS DARÁ SUPORTE NA PRÉ-INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE ANCORAGEM DO FPSO SEPETIBA
O Terminal Portuário de Angra dos Reis (TPAR), administrado pelo grupo Splenda Port, e a Maersk Supply Service anunciaram hoje (29) um acordo que marca a reativação do complexo portuário, localizado no sul do estado do Rio de Janeiro. A partir de janeiro de 2022, o TPAR começa a oferecer suporte à atividade de pré-instalação do sistema de ancoragem do FPSO Sepetiba. Os trabalhos devem durar cerca de sete meses e serão iniciados a partir da etapa de instalação da pré-ancoragem dos torpedos e linhas.
“Estamos investindo em melhorias operacionais e estruturais para ampliar a capacidade do Terminal Portuário de Angra dos Reis de operar com navios de maior porte. Nosso objetivo é transformá-lo na principal base de apoio offshore do Brasil”, disse o CEO do TPAR e sócio da Splenda Port, Paulo Narcélio.
O terminal portuário conta com área total de 87 mil metros quadrados e está a cerca de 200 km da Bacia de Santos, próximo aos campos gigantes do pré-sal. A unidade também dispõe de 400 metros de extensão de cais e disponibilidade de berço para atracação e retroárea. Recentemente, o grupo Splenda adquiriu uma planta de fluidos e prevê também aumentar o calado do terminal ainda em 2021, passando de 8,5 metros para 10 metros. Uma expansão da área de armazenagem em mais 50 mil m2 e melhorias gerais também estão nos planos do TPAR.
O FPSO Sepetiba tem capacidade diária de processamento de até 180 mil barris de petróleo, injeção de água de 250 mil barris e tratamento de 12 milhões de metros cúbicos de gás natural, além de capacidade mínima de armazenamento de 1,4 milhões de barris de petróleo bruto. A unidade será instalada no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos.
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