PORTO DO AÇU CONQUISTA O PRÊMIO MARÍTIMO DAS AMÉRICAS POR SUAS OPERAÇÕES DE DRAGAGEM SUSTENTÁVEIS

DCIM102MEDIADJI_0036.JPGO Porto do Açu está comemorando o reconhecimento de suas atividades que lhe valeram o Prêmio Marítimo das Américas 2022, na  categoria Operações Portuárias Verdes e Gestão Sustentável, com a iniciativa “Operações de Dragagem Sustentáveis”. Foi o único porto brasileiro contemplado na 8ª edição do Prêmio, que é organizado pela Comissão Interamericana de Portos (CIP) da Organização dos Estados Americanos (OEA). Ao todo, foram mais de 25 iniciativas inscritas por portos de nove países da América do Norte, América Latina e Caribe. O projeto premiado do Açu foi considerado um modelo de gestão de dragagens, desenvolvido pela Administração Portuária. O objetivo é garantir a segurança e a eficiência dessas operações, preservando a biodiversidade marinha e qualidade ambiental, com investimentos em pesquisa e estudos com foco em otimização e redução de custos e da pegada de carbono. O reconhecimento destaca a contribuição e potencial de replicabilidade do projeto para o setor marítimo e portuário, suas características inovadoras e sustentáveis.

Em 2021 foi implementado o Protocolo Padrão para Dragagem de Manutenção do Porto do Açu, o primeiro do gênero no Brasil. O documento, desenvolvido em conjuntofirmo com equipes de diferentes terminais do Açu, especialistas internacionais e representantes do INEA e Centro Tamar/ICMBio, é voltado para a proteção das tartarugas marinhas que utilizam a região para reprodução. “A dragagem é uma atividade essencial para as operações portuárias, realizada periodicamente para garantir a navegabilidade e o acesso seguro aos terminais”, disse o CEO da Porto do Açu Operações, José Firmo. Essas operações no Porto do Açu apresentam um desafio adicional relacionado à proteção da vida marinha, uma vez que o complexo está situado em uma área de reprodução da tartaruga cabeçuda. Diante disso, estabelecemos uma metodologia para avaliar e gerenciar riscos e uma estrutura de governança independente para garantir a excelência e a sustentabilidade de nossas operações de dragagem”, acrescentou.

 A cerimônia de entrega do Prêmio Marítimo das Américas 2022 será realizada no dia 30 de novembro, no 30º Congresso Latino-Americano de Portos da Associação de Autoridades Portuárias (AAPA), em Santos. Além do Açu, foram premiados este ano: Terminal Internacional del Sur, no Peru; Concesión del Terminal Portuario de Matarani (TISUR), do Peru; Administración del Sistema Portuario Nacional Manzanillo, do México e Salaverry Terminal Internacional, também do Peru.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of