PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS AUMENTA 2,1% NO IPCA

Apesar das medidas do governo para revogar os aumentos nos transportes públicos, um fator tem se mostrado importante na inflação. No primeiro semestre, os combustíveis tiveram alta de 2,1% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O etanol, que pesa 0,93% no IPCA, desceu 0,6% no primeiro semestre, taxa menor que o recuo de 4% de janeiro a junho de 2012. A gasolina, que caiu 1,8% no primeiro semestre de 2012 e representa quase 4% do índice, subiu 2,5% no mesmo período de 2013. Já o diesel, que tem impacto indireto no IPCA, avançou 8,9% este ano segundo a inflação oficial, ante 1,2% em igual comparação de 2012.

A Petrobrás controla tanto o preço da gasolina quanto o diesel e os reajustou devido à maior defasagem diante do mercado externo. Em janeiro, foram respectivamente corrigidos 5,4% e 6,6%. O diesel, porém, teve novo reajuste em março (5%). Para conter aumento, este ano o percentual de álcool anidro na gasolina passou de 20% para 25%. Ao contrário de 2012, agora o governo não pode mais zerar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para reduzir o impacto das refinarias.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of