PREFEITURA DE ITAGUAÍ INTERDITOU TERMINAIS DA CSN NO PORTO DA CIDADE

TECON_1-1O final de semana chega trazendo dor de cabeça para a CSN. A Prefeitura de Itaguaí (RJ) interditou na manhã de hoje (16) as operações dos terminais da CSN-Tecar e do Sepetiba-TECON, localizados no Porto de Itaguaí. Ao todo, as multas somam R$ 5,4 milhões e foram aplicadas por diversas irregularidades constatadas na vistoria realizada em março deste ano por técnicos do município.

A CNS-Tecar é um terminal portuário administrado pela CSN Mineração, interligado à MRS, com capacidade de exportação superior a 42 milhões de toneladas de minério de ferro. Já o Sepetiba-Tecon é um dos principais terminais de contêiner do país e também pertence à CSN.

Essas duas unidades do grupo CSN, segundo a prefeitura, apresentaram “problemas nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) sendo que na CSN o efluente de minério de ferro é lançado de forma indireta, sem o monitoramento adequado, na Baía de Sepetiba”.  Além disso, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente também “relataram que a vazão do tratamento não é controlada, fato relatado pelo responsável pela operação da ETE, o que dificulta a avaliação da eficácia do tratamento”.

WhatsApp Image 2021-04-16 at 10.04.47 (1)[25995]Em comunicado, a prefeitura disse ainda que “os colaboradores [da CSN] são expostos ao risco constante de saúde, com a inalação de poeira de minério de ferro durante todo o período, ausência de equipamentos de proteção coletiva imprescindíveis para situações de primeiros-socorros, bem como à falta de sinalizações adequadas nas vias de circulação que ocasionam acidentes”.

A CSN emitiu uma nota dizendo que possui todas as licenças ambientais no Porto de Itaguaí. “Não houve qualquer vazamento ou derrame de minério no mar. A empresa não reconhece qualquer das acusações que lhe estão sendo supostamente imputadas. Por isso, a Companhia sinaliza surpresa com a operação de hoje”, declarou a empresa.

A companhia ainda disse que “não compete a uma prefeitura municipal interditar um porto com alfandegamento federal, devidamente licenciado pelo órgão ambiental estadual, e que é responsável por grande parte da balança comercial brasileira e que exerce atividade essencial durante o período atual de pandemia do Covid-19”.

A prefeitura, por sua vez, rebateu dizendo que está baseada na Lei Complementar 140 de 2011 e na Lei Municipal 3.296/2021, que garante no artigo 7º “exercício do poder de polícia em relação a atividades causadoras de poluição e impacto ambiental, e imposição das sanções administrativas estabelecidas em Lei, independente da concessão de licença ter sido feita ao empreendimento ou atividade por órgãos ambientais estaduais ou federais”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of