PRIMEIRA-MINISTRA DO PERU DIZ QUE REPSOL TEM TOTAL RESPONSABILIDADE PELO VAZAMENTO NO PAÍS

Mirtha VasquezA primeira-ministra do Peru, Mirtha Vasquez, disse que a Repsol é totalmente responsável pelo vazamento de petróleo que ocorreu no país depois das altas ondas provocadas pela erupção vulcânica em Tonga. Vasquez chegou a mencionar ainda a possibilidade de impor sanções e indenizações contra a petroleira espanhola.

Eles têm total responsabilidade e, portanto, isso deve nos levar a pensar nas consequências, até sanções e indenizações”, declarou a primeira-ministra, durante uma entrevista para a imprensa peruana. Vasquez comentou ainda que alguns partidos políticos do país chegaram a pedir a rescisão do contrato e a expropriação da Refinaria La Pampilla de Repsol.

3bc0c75583f00ea8bbb5e431b9d64bb7e5508e06-768x432O governo do Peru diz que está avaliando o aspecto jurídico do contrato da Repsol para ver as possibilidades de impor penalidades. “Já ouvi vários termos, rescisão, nulidade e até expropriação. Acho que isso acontece ao fazer uma análise jurídica de que tipo de contrato, e estamos justamente revisando-o neste momento”, afirmou Vasquez.

O derramamento de óleo aconteceu no dia 15 de janeiro, enquanto um navio-tanque descarregava óleo para a refinaria da Repsol. Nesse momento, a erupção de um vulcão em Tonga causou fortes ondas e rompeu um oleoduto da embarcação, lançando petróleo no mar.

personal-ejercito-labores-limpieza_tcm76-229046Em comunicado recente, a Repsol disse que cerca de 300 membros do Exército peruano se uniram às ações de limpeza na área afetada pelo derramamento de óleo.

Desta forma, temos atualmente mais de 2.000 pessoas que estão participando da limpeza do mar e litoral peruanos, uma tarefa que, de acordo com o cronograma enviado às autoridades, está prevista para ser concluída até o final de fevereiro. Até o momento, a empresa conseguiu remover mais de 9.000m3 de areia comprometida, incluindo a da Refinaria La Pampilla e a areia armazenada, o que representa aproximadamente 1.200 contêineres”, completou a companhia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of