PRIMEIRO MINISTRO DO CANADÁ REAGE COM INDIGNAÇÃO O CANCELAMENTO DA CONSTRUÇÃO DO KEYSTONE XL FEITO POR BIDEN

aqaqaqaqaFoi muito dura a reação do primeiro-ministro do Canadá, Pierre Trudeau (foto principal), além de legisladores e empresários canadenses, diante do cancelamento da licença para a construção do Gasoduto Keystone XL.  Eles  atacaram os Estados Unidos depois da decisão do Presidente Joe Biden rescindir a licença do oleoduto projetado e em fase de construção para transportar petróleo do Canadá para a Costa do Golfo. Biden assumiu o cargo na quarta-feira (20) e, como um de seus primeiros atos, cancelou a aprovação do Keystone XL dada pelo ex-presidente Donald Trump em 2017. O Keystone Pipeline System vai de Alberta, Canadá, através de Dakota do Norte até as refinarias de petróleo em Illinois e Texas. A adição do Keystone XL está em construção no Canadá e teria transportado mais de 830.000 barris de petróleo bruto por dia do Canadá através de Dakota do Norte até Nebraska. De Nebraska, os oleodutos existentes wawawatransportariam o petróleo para refinarias na costa do Golfo dos Estados Unidos.

O oleoduto tem sido alvo de ativistas ambientais e políticos democratas que procuram impedir o uso de combustíveis fósseis. “Embora saudemos o compromisso do presidente de combater a mudança climática, estamos decepcionados, mas reconhecemos a decisão do presidente de cumprir sua promessa de campanha eleitoral no Keystone XL”, disse Trudeau em um comunicado. “ O Canadá é o maior fornecedor de energia para os Estados Unidos, contribuindo para a segurança energética e a competitividade econômica dos EUA, e apoiando milhares de empregos em ambos os lados da edededededdefronteira. Trabalhadores em Alberta, Saskatchewan e em todo o Canadá sempre terão nosso apoio.”

O premiê de Alberta, Jason Kenney, disse que estava “profundamente perturbado” com a decisão de Biden de interromper o trabalho no projeto de US$ 8 bilhões. Kenney havia ameaçado com uma ação legal no início da semana depois que relatórios sobre a intenção de Biden de interromper o oleoduto surgiram: “Este é um soco no estômago para as economias canadense e de Alberta. Infelizmente, é um insulto dirigido ao mais importante aliado e parceiro comercial dos Estados Unidos.”

A TC Energy uma empresa com sede em Alberta, anunciou que suspendeu os trabalhos no oleoduto Keystone XL na quarta-feira antes da posse de Biden e em antecipação à revogação da licença do oleoduto pelo presidente dos Estados Unidos. O primeiro-ministro de Saskatchewan, Scott Moe (foto à esquerda), disse na época que a suspensão do trabalho da TC Energy era “incrivelmente preocupante. Agora é a hora de nossas nações fortalecerem nossas relações comerciais, não erguer mais barreiras ao desenvolvimento colaborativo e sustentável.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of