PRIMEIRO SEMESTRE REGISTRA UM AUMENTO NO CONSUMO DE ENERGIA EM TODO PAÍS

linhasO consumo de energia elétrica cresceu em quase todos os estados brasileiros no primeiro semestre deste ano na comparação com igual período de 2020, de acordo com dados preliminares  da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. O ranking das regiões que mais demandaram eletricidade no Sistema Interligado Nacional (SIN) é liderado pelo Ceará (11,6%), Pará (10,3%), Espírito Santo (9,9%), Santa Catarina (9,9%) e São Paulo (9,6%). Os estados no topo da lista registraram crescimento representativo sobretudo no Ambiente de Contratação Livre (ACL), no qual os grandes consumidores, com carga a partir de 500 kW, como indústria e shoppings, adquirem energia. Nesse segmento, no Ceará, o avanço foi de 37,7%. São Paulo registrou alta de 22,3%, Santa Catarina de 21,2%, Espírito Santo de 17,9% e o Pará de 15,4%.

Para Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE,  “É uma junção de fatores que tem levado à recuperação do consumo. Temos a influência do câmbio, que favorece a exportação para alguns setores muito atuantes nesses estados, a exemplo da indústria têxtil no Ceará e do segmento de metalurgia no Pará; a flexibilização de medidas restritivas contra COVID-19, permitido a reabertura gradual de economias locais; e a curva de aprendizagem para operar neste período ainda muito desafiador.” Na análise desses cinco estados no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), ou mercado regulado, em que estão consumidores de menor porte, como pequenas empresas, comércio e consumidores residenciais, o Ceará manteve liderança, com consumo 6,9% maior que a primeira metade do ano passado. Em seguida, temos o Espírito Santo (5,8%), Pará (4,7%), Santa Catarina (4,6%) e São Paulo (3,3%).

Nos primeiros seis meses deste ano, apenas dois estados registraram queda no consumo de energia no Sistema Interligado Nacional. A redução de 2,4% no Acre foi influenciada pelo recuo de 3,6% no mercado regulado, ainda muito representativo na região. O mesmo aconteceu no Amazonas, onde o consumo geral caiu 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado, impactado pela retração de 6,2% no ACR. Veja ranking dos 15 estados que mais avançaram no consumo de energia no primeiro semestre no SIN, em relação ao mesmo período do ano passado:

ccx

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of