CHINA PROMETE QUE O PRIMEIRO REATOR MODULAR INICIARÁ A GERAÇÃO DE ENERGIA EM 2026

CHINAA China começou a construção oficialmente do projeto do pequeno reator modular ACP100 na usina nuclear de Changjiang,  na província insular de Hainan.  A China National Nuclear Corporation (CNNC) disse que o projeto será o primeiro SMR comercial terrestre do mundo. O reator multifuncional de água pressurizada (PWR) de 125 MWe – também conhecido como Linglong One – é projetado para produção de eletricidade, aquecimento, produção de vapor ou dessalinização de água do mar. A planta de demonstração ACP100 está sendo construída no lado noroeste da usina nuclear existente de Changjiang, de acordo com um anúncio do Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da China. O local já abriga dois CNP600 PWRs operacionais, enquanto a construção da primeira das duas unidades Hualong One começou em março deste ano. Ambas as unidades devem entrar em operação comercial no final de 2026.

Em julho de 2019,  a CNNC   anunciou o lançamento de um projeto para construir um reator ACP100 em Changjiang. Em desenvolvimento desde 2010, o projeto preliminar do ACP100 integrado PWR,  foi concluído em 2014. Os principais componentes de seu circuito de refrigeração primário são instalados dentro do vaso de pressão do reator. Em 2016, o projeto se tornou o primeiro SMR a passar por uma revisão de segurança pela Agência Internacional de Energia Atômica. O relatório de análise de segurança preliminar para uma única unidade da planta de demonstração de Changjiang foi aprovado em abril de 2020. A aprovação final para a construção da planta foi dada pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China no início de junho deste ano.

O projeto em Changjiang envolve uma joint venture de três empresas principais: subsidiária da CNNC, China National Nuclear Power, como proprietária e operadora; oSS Instituto de Energia Nuclear da China (NPIC) como projetista do reator; e o China Nuclear Power Engineering Group sendo responsável pela construção da usina. O tempo de construção está previsto para apenas 58 meses. Para a planta de demonstração, o vaso do reator está sendo fornecido pela Shanghai Boiler Works Limited, os geradores de vapor por uma subsidiária da CNNC e outros componentes internos do reator pela Dongfang Electric Corporation. O ACP100 foi identificado como um ‘projeto-chave’ no 12º Plano Quinquenal da China e é desenvolvido a partir do ACP1000 (Hualong One) PWR maior. O projeto, que tem 57 conjuntos de combustível e geradores de vapor integrados, incorpora recursos de segurança passiva e será instalado no subsolo.

Depois de concluído, o reator Changjiang ACP100 será capaz de produzir 1 bilhão de quilowatts-hora de eletricidade anualmente, o suficiente para atender às necessidades de 526.000 residências, disse a CNNC: “Sua promoção e aplicação podem reduzir significativamente o consumo de energia fóssil da China, promover a conservação de energia e redução de emissões, e é de grande importância para promover o desenvolvimento seguro da energia nuclear e inovação independente, e fornecer uma garantia de energia verde para a construção do Hainan Free Porto comercial e zona de demonstração de civilização ecológica.”

Estão previstas usinas de dois a seis reatores ACP100, com vida útil projetada de 60 anos e reabastecimento de 24 meses. A CNNC assinou um segundo acordo ACP100 com o condado de Hengfeng, cidade de Shangrao na província de Jiangxi, e um terceiro com o condado de Ningdu, cidade de Ganzhou na província de Jiangxi em julho de 2013 para outro projeto ACP100, de acordo com a Associação Nuclear Mundial. Outras unidades no interior estão planejadas nas províncias de Hunan e possivelmente Jilin. Em  2015, a NPIC assinou um acordo com o Lloyd’s Register, com sede no Reino Unido, para apoiar o desenvolvimento de uma usina nuclear flutuante usando a variante ACP100S do projeto CNNC, uma versão marítima do ACP100. Após a aprovação como parte do 13º Plano Quinquenal para tecnologias inovadoras de energia, a CNNC assinou um acordo em julho de 2016 com a China Shipbuilding Industry Corporation para preparar a construção de sua usina nuclear flutuante de demonstração ACP100S.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of