CLIQUE AQUI E ASSISTA À CERIMÔNIA DE ABERTURA DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL NT2E

celso-cunha

Presidente da Abdan, Celso Cunha

Começa hoje (27) o principal evento do setor nuclear brasileiro. Logo mais, a partir das 8h45, será aberta oficialmente a conferência internacional Nuclear Trade & Technology Exchange (NT2E) – evento totalmente virtual que está sendo organizado pela Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN). O time escalado para participar da cerimônia de abertura reunirá algumas das principais personalidades do setor nuclear do Brasil e do mundo. Pelo lado do nosso país, estarão presentes o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o representante do Brasil na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Carlos Duarte; o diretor-geral de desenvolvimento nuclear da Marinha, almirante Carlos Sampaio Olsen; e o secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, Sérgio Freitas de Almeida. Além deles, participarão da cerimônia de abertura o diretor geral da AIEA, o argentino Rafael Grossi; e o diretor adjunto da agência, o russo Mikhail Chudakov. O Petronotícias transmitirá a cerimônia de abertura ao vivo.

“A NT2E será focada em geração de negócios e discussões sobre todas as áreas do segmento da tecnologia nuclear. Passaremos pela geração nucleoelétrica, medicina nuclear, radiação, regulação, fiscalização, entre outros tópicos”, declarou o presidente da ABDAN, Celso Cunha. A programação da NT2E vai de hoje até a próxima quinta-feira (29). Ao todo, o evento vai concentrar-se em 11 grandes temas que serão decisivos para o futuro do setor nuclear. Alguns desses assuntos serão o papel das nucleares no mercado de energia, o setor mundial de urânio, a operação e a manutenção de usinas em tempos de Covid-19, Pequenos Reatores Modulares, o mercado da medicina nuclear no Brasil e no mundo, entre outros. A programação completa dos três dias de evento pode ser acessada neste link. Já o cadastro para participar da NT2E deverá realizado nesta página, clicando no botão “Garanta sua vaga”.

LEONAM-GUIMARAES

Presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães

Depois da cerimônia de abertura, a programação da NT2E no período do final da manhã e durante a tarde discutirá quatro grandes temas. A partir das 11h, o diretor adjunto da AIEA, Mikhail Chudakov, fará uma palestra sobre o futuro da energia nuclear à luz da COP-26. Logo depois, às 11h30, será a vez do presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães, que fará uma palestra sobre o futuro da energia nuclear além da eletricidade. Atualmente, a eletricidade responde por 18% da energia usada em todo o mundo. A fatia restante é composta por geração de calor e transporte – dois segmentos dominados por fontes de altas emissões de gases do efeito estufa. A tecnologia nuclear seria uma alternativa por conta de suas baixas emissões e quantia relativamente pequena de resíduos.

Sama-Bilbao-y-Leon

Diretora geral da World Nuclear Association (WNA), Sama Bilbão & Léon

Já no período da tarde, a partir das 14h, o tema da vez será a Ascensão da Tecnologia Nuclear. Esse painel discutirá questões como o papel da energia nuclear na descarbonização do mundo, o avanço da Política Nuclear Brasileira, o papel da Comunicação Nuclear Global, entre outras. Os palestrantes do painel serão a diretora geral da World Nuclear Association (WNA), Sama Bilbão & Léon; a CEO da Nuclear Energy Institute, (NEI), Maria Korsnick; e a tecnologista do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Clédola Tello. O debate também contará com a participação do secretário de coordenação de sistemas do GSI, contra-almirante André Macedo; e o gerente de comunicação da Eletronuclear, Marco Antonio Alves. A moderação ficará a cargo do diretor-executivo da FGV Energia, Carlos Quintella.

silvia-anjos

Diretora da Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo (ABGP), Sylvia Anjos

Encerrando o dia, a partir das 16h30, o painel “O mar e a Tecnologia Nuclear” abordará temas como o uso da tecnologia nuclear na indústria do petróleo, a propulsão nuclear e as perspectivas em pesquisa e desenvolvimento para geração nuclear submarina. Os palestrantes serão a diretora da Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo (ABGP), Sylvia Anjos; o consultor da diretoria de desenvolvimento nuclear da Marinha, Renato Cotta; e o diretor de construção naval e unidades flutuantes de energia da Atomenergomash, Vladimir Aptekarev. A moderação será feita pelo Assessor Especial do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, Laércio Vinhas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of