PROBLEMAS NAS SOLDAS DURANTE A CONSTRUÇÃO EM ESTALEIRO DE CINGAPURA VÃO ATRASAR FPSO DA EQUINOR EM UM ANO

QAQAA Autoridade de Segurança do Petróleo da Noruega (PSA) publicou um relatório da investigação sobre os desafios da Equinor com a construção do futuro FPSO para seu campo de Johan Castberg. A plataforma está sendo construída pelo estaleiro de Cingapura Sembcorp Marine e o projeto tem enfrentado sérios problemas com a qualidade da solda. Em um comunicado, a PSA disse que violações graves das regulamentações norueguesas foram identificadas e que a Equinor recebeu uma ordem exigindo mudanças em seus processos de controle de qualidade. O Campo Johan Castberg está localizado no Mar de Barents, a noroeste de Hammerfest, acima do Círculo Polar Ártico. A Equinor assinou o contrato para a construção do casco e alojamentos no final de 2017.

A PSA tomou conhecimento de problemas de soldagem na construção durante a primeira metade de 2020.  Ajjjjj soldagem inadequada requer uma nova inspeção em 100% das soldas da embarcação e muitos reparos e retrabalhos. A PSA lançou uma investigação sobre como o problema se desenrolou e pôde persistir e identificou vários desafios. Primeiro, a Sembcorp Marine é principalmente um pátio de reparos, não um novo pátio de construção, e foi a primeira vez que a Equinor trabalhou com a Sembcorp em um projeto de construção nova.

O contrato especificava que a fabricação e montagem deveriam ocorrer no Tuas Boulevard Yard da Sembcorp, mas durante o primeiro ano de construção, a fabricação dos alojamentos e alguns dos módulos do casco foram transferidos para três outros locais. Em segundo lugar, o esforço de acompanhamento e supervisão da Equinor foi realizado com uma organização de projeto enxuta, embora a Equinor estivesse ciente dos “desafios de qualidade, capacidade e especialização” na Sembcorp, disse a PSA.  Depois que o trabalho estava em andamento, a Sembcorp se concentrou em atingir os marcos da construção e manteve o cronograma do projeto dentro dos trilhos.

Fundamentalmente, PSA disse que a “experiência em soldagem e controle de qualidade no SCM eram inadequados” e que a Equinor não gerenciou esse problema cedo o suficiente, de acordo com o PSA, e supostamente não garantiu a implementação total da inspeção governamental do projeto e y6do plano de teste. “Vários riscos conhecidos e identificados permaneceram sem solução por um longo período, e a gravidade de alguns desses riscos aumentou”. Como resultado, os reparos de soldagem atrasarão a conclusão do FPSO em cerca de um ano, e a PSA acredita que algumas deficiências agora estão permanentemente embutidas na estrutura da instalação.

“A inspeção e o reparo não podem compensar a experiência inadequada de soldagem. A inspeção completa de todas as soldas é impraticável, nem é tecnicamente viável para a inspeção para identificar de forma confiável todos os defeitos que possam estar presentes. Onde os detalhes e áreas são acessíveis para inspeção e reparo, algum aumento será ter experiência na necessidade esperada de manutenção e reparo. Detalhes e áreas inacessíveis terão uma confiabilidade estrutural menor do que teria sido o caso se a soldagem tivesse sido feita por pessoal competente,” diz um relatório da PSA.  Como medida corretiva, a PSA vai revisar melhor seus sistemas de identificação de riscos e gerenciamento de fornecedores.

15
Deixe seu comentário

avatar
12 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
13 Comment authors
Ah paraMeu DeusMarcos AndréLuiz CarlosMarcio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Nelson Ricco Júnior
Visitante
Nelson Ricco Júnior

Sim é preciso ter muito conhecimento sobre solda ,,tem que existir um processo quanto a isso,,como qualificação profissional e tempo de profissão no conhecimento,,depois tem um rigoroso processo,,como processo líquido penetrante para revelar poros externos,,no caso também podemos fazer uma radiografia nas juntas,,com certeza vamos ter uma ótima solda,,fica minha dica,,sou soldador à 25anos , qualificado tenho muito conhecimento sobre solda radiografada faço serviço para Petrobras,,e várias outras grandes empresas,,como solda e montagem caldeiraria corte e dobra,,obrigado…..

Bruno
Visitante
Bruno

É só fabricar no Brasil. Aqui temos excelentes profissionais na área de solda e inspeção. Mas a Petrobras quer fazer fora do Brasil pelo custo.

Marcio
Visitante
Marcio

Nesse desgoverno entreguista… na epoca do PT era tudo feito aqui, com mão de obra nacional.

Ah para
Visitante
Ah para

Diga as 28 sondas da 7 Brasil que fora feitas entregues. Maior esquema de corrupção do mundo. Tristeza

Rodrigo Santos
Visitante
Rodrigo Santos

É só me contratar pra soldar com qualidade veja meu Instagram @Rodrigo.migmag

Mauro
Visitante
Mauro

Soldagem sendo um processo especial deve ser totalmente controlado antes, durante e depois, seguindo os procedimentos previamente homologados. Está premissa não pode ser violada.

Gilcléa
Visitante
Gilcléa

Esta FPSO não é Petrobras mas da empresa norueguesa Equinor.
O PSA é o órgão regulador da Noruega e pegou a falha na construção. Eles, o PSA, são muito bom tecnicamente.

Ricardo de Souza Bittencourt
Visitante
Ricardo de Souza Bittencourt

Trabalhei na P55 no Rio grande do Sul pela QUIP, ESTALEIRO MAUA NITERÓI, ESTALEIRO ALIANCA, ESTALEIRO VARD NITERÓI, ESTALEIRO STX TENHO ESPERIENCIA DE SOBRA QUALIFICAÇÕES MIG-MAG,TIG 6G SE ME CONTRATAR IREI COM MAIO PRAZER

Ricardo de Souza Bittencourt
Visitante
Ricardo de Souza Bittencourt

Vem construir no Brasil no RIO DE JANEIRO NOS ESTALEIROS DE NITERÓI

Francisco de Assis Lopes Grillo
Visitante
Francisco de Assis Lopes Grillo

Vai se meter com chinês, é isso que dá.
Menor preço=Menor qualidade de serviços

Francisco de Assis Lopes Grillo
Visitante
Francisco de Assis Lopes Grillo

Vai se meter com Chineses. Menor preço=Menor qualidade de serviços

Meu Deus
Visitante
Meu Deus

Meu Deus Cingapura não eh China.

Jordan
Visitante
Jordan

Nós brasileiros somos excelentes soldadores, temos vasto conhecimento no tocante a coalescencia dos metais…