PROCESSAMENTO DE PETRÓLEO DO PRÉ-SAL CRESCEU EM 2,5 VEZES NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Rodrigo-Costa-Lima-e-SilvaAs refinarias da Petrobrás aumentaram em 2,5 vezes o processamento de petróleo do pré-sal desde 2016. Naquele ano, era 467 mil barris de óleo da camada refinados por dia, enquanto que em 2021, levando em conta dados até abril, esse volume chegou a 1,186 milhão de barris por dia.

Entre janeiro e abril de 2021, cerca de 55% do petróleo refinado teve origem no pré-sal brasileiro. Há 5 anos, os óleos do pré-sal representavam apenas 27% do volume de petróleo processado nas refinarias.

tabelaSegundo a Petrobrás, os petróleos com origem do pré-sal têm um alto rendimento de derivados médios. Isto é, a partir de um mesmo volume de petróleo da camada é possível produzir mais QAv (Querosene de Aviação) e Diesel em comparação com um petróleo do pós-sal. Além disso, o insumo tem baixo teor de enxofre.

As excelentes características do petróleo do pré-sal nos permitem gerar valor para a companhia não apenas com a exportação, mas também com o processamento em nossas refinarias, tendo sempre a garantia de que estamos capturando as melhores oportunidades do mercado”, comentou o diretor de Refino e Gás Natural, Rodrigo Costa.

A estatal declarou ainda que a decisão entre refinar mais petróleo ou exportar, e qual petróleo utilizar nas unidades da companhia, considera diversas variáveis, como disponibilidade dos ativos, as características de cada óleo, seu preço e o preço dos derivados no mercado nacional e internacional. A escolha é feita buscando o melhor resultado econômico para a Petrobrás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of