PRODUÇÃO BRASILEIRA DE PETRÓLEO REGISTRA QUEDA, MAS PARTICIPAÇÃO DO PRÉ-SAL AUMENTA EM FEVEREIRO

bandeira_do_Brasil_na_Plataforma_P-26_na_Bacia_de_CamposO pré-sal brasileiro segue dando mostras da sua importância para a produção nacional, com cada vez maior participação nos barris produzidos por aqui. De acordo com o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural da Agência Nacional do Petróleo (ANP), em fevereiro, um total de 2,950 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) foi extraído, uma redução de 0,8% na comparação com o mês anterior e de 4,0% em relação ao mesmo mês em 2015. No pré-sal, entretanto, novo crescimento de produção foi registrado, dessa vez de 6% em relação ao mês anterior, chegando a 1,091 milhão boe/d.

Foram produzidos 2,335 milhões de barris por dia (bbl/d) de petróleo, dos quais 873,5mil vinham do pré-sal. A participação do pré-sal na produção de gás natural também foi muito importante para o crescimento registrado na área, com 34,6 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás natural, dos  97,7 milhões de m³/d.  Ao final do fevereiro, a produção de gás natural teve  um aumento de 0,5% frente ao mês anterior e de 2,5 % na comparação com o mesmo mês em 2015.

O início das operações no FPSO Cidade de Maricá foi apontado como um dos fatores contribuintes para o índice de 92,5% obtido no aproveitamento de gás natural, um aumento de 43,8% em relação ao mês anterior, e de 44,3% em comparação com o mesmo período do último ano.

A produção offshore se destacou tanto na produção de petróleo como na de gás natural, responsável por 93,3% e 76.6%, respectivamente, mesmo com apenas 775 poços marítimos frente aos 8.138 poços terrestres.  O campo de Lula foi o maior destaque, com produção média de 442,7 mil bbl/d de petróleo e 20,4 milhões de m³/d de gás natural.

O melhor desempenho entre as plataformas foi o FPSO Cidade de Mangaratiba, localizada no mesmo campo de Lula. Através dos cinco poços produtores interligados, foram atingidos 189,3 mil boe/d. O campo com maior número de poços produtores, no entanto, foi o de Marlim, na Bacia de Campos, com 56.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of