PRODUÇÃO DA PETROBRÁS NO SEGUNDO TRIMESTRE TEVE QUEDA DE 5,1%

petrobrasA Petrobrás fechou o segundo trimestre do ano com recuo em sua produção de óleo e gás. De acordo com a companhia, a produção média entre abril e junho foi de 2,65 milhões de barris de óleo equivalente, montante 5,1% abaixo do alcançado no trimestre anterior. A informação consta no Relatório de Produção e Vendas do 2º Trimestre de 2022, divulgado na noite de hoje (21).

Segundo a empresa, a queda na produção se deve ao início da vigência do contrato de partilha de produção dos volumes do excedente da Cessão Onerosa de Atapu e Sépia, em 2 de maio, com redução de participação da Petrobrás nesses campos, além do maior número de paradas para manutenções e intervenções nas plataformas do pré-sal e do pós-sal.

A empresa destacou ainda que houve, no entanto, compensação parcial com o início de produção do FPSO Guanabara (campo de Mero), em 30 de abril, e a continuidade da crescente produção (ramp-up) dos FPSOs Carioca (campo de Sépia) e P-68 (campos de Berbigão e Sururu), localizados no pré-sal da Bacia de Santos.

O FPSO Carioca alcançou média de produção operada de 155 mil barris de petróleo por dia (bpd) no trimestre e a P-68 atingiu a capacidade plena de produção em 21 de junho, o que permitiu à unidade alcançar 152 mil bpd, atingindo média de produção operada de 130 mil bpd no trimestre. Esses efeitos já estavam previstos e não impactaram as perspectivas de produção para 2022, de 2,6 milhões boed, com variação de 4% para mais ou para menos”, detalhou a empresa.

Outro destaque do relatório foi o fator de utilização (FUT) das refinarias, que fechou o trimestre no patamar de 97%. “Este FUT foi alcançado após a conclusão das paradas programadas de manutenção da Refinaria Henrique Lage (REVAP), em São José dos Campos (SP) e da Refinaria Duque de Caxias (REDUC), no Rio de Janeiro. Esse desempenho permitiu maior rendimento de diesel, gasolina e QAV no trimestre, aproveitando condições favoráveis de mercado, respeitando os requisitos de segurança, de meio ambiente e de qualidade dos derivados produzidos e considerando o foco em geração de valor”, finalizou a Petrobrás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of