PRODUÇÃO DO PRÉ-SAL BATEU RECORDE EM SETEMBRO

fpsoA produção de óleo e gás na camada do pré-sal em setembro bateu um novo recorde mensal, totalizando 2,85 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Foi o maior registro histórico de produção mensal na camada, tanto em termos absolutos quanto em percentual de participação na produção total do país (74,10%).

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção acumulada no pré-sal, desde a descoberta de Tupi, em abril de 2009, é de 5,02 bilhões de barris de óleo equivalente. “Esse número já ultrapassou, por exemplo, toda a produção acumulada em campos terrestres desde 1941, que foi de 4,96 bilhões de barris óleo equivalente”, afirmou a ANP.

A produção total de óleo e gás no Brasil em setembro totalizou 3,8 milhões de barris de óleo equivalente, ligeira queda de 0,44% em comparação com o mês anterior. A produção de petróleo somou 3 milhões de barris por dia; e a de gás natural chegou a 133 milhões de metros cúbicos por dia.

Com 3 milhões de barris de óleo equivalente por dia, o Rio de Janeiro foi o maior estado produtor, com 78,5% do total nacional, 81,8% da produção nacional de petróleo e 66,3% da produção nacional de gás natural. O campo de maior produção permaneceu sendo o campo de Tupi, com 1,22 milhões de boe/d, sendo tanto a maior produção de petróleo (948 mil barris de petróleo por dia) quanto de gás natural (43,12 milhões de metros cúbicos por dia) no país.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of