PROJETO DA CTG BRASIL E O INSTITUTO MEIO PREVÊ GERAÇÃO DE TRABALHO PARA COMUNIDADES NO ENTORNO DE HIDRELÉTRICAS

larsA CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa do país, em parceria com o Instituto Meio, instituição privada sem fins lucrativos, lança em março um programa piloto para fomentar a geração de trabalho e renda nas comunidades do entorno de suas hidrelétricas. Como parte do compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões e comunidades, o investimento de R$ 1 milhão será direcionado a ações de empreendedorismo e aceleração de grupos produtivos nas regiões das usinas Jurumirim, no rio Paranapanema, e Garibaldi, no rio Canoas, até 2022. Intitulado Usina de Negócios, o programa auxiliará micro e pequenos empreendedores por meio de capacitação, e grupos produtivos, como pequenos agricultores, cooperativas, associações, entre outros, que contarão com mentoria, aceleração e incubação, incluindo consultoria especializada e recurso financeiro para os grupos escolhidos. “,swswsdddd explica Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil. “As ações oferecerão alternativas às famílias que trabalham em setores relacionados aos reservatórios das hidrelétricas, como turismo e pesca“, completa a executiva.

Na região da Usina Jurumirim, a iniciativa viabilizará formação online para até 500 micro e pequenos empreendedores, principalmente das cidades de Avaré, Piraju e Itaí (SP), com foco em gestão, finanças e marketing. Já na região da Usina Garibaldi, os participantes de grupos produtivos localizados prioritariamente em Abdon Batista, Anita Garibaldi e Cerro Negro (SC) receberão mentoria presencial ou à distância para a mjurumimelaboração de um plano de negócio que gere aumento da produtividade e renda, além de capital inicial ou encaminhamento para microcrédito, com acompanhamento de indicadores de resultados. Estão previstos, ainda, mapeamento e seleção desses grupos para aceleração, incubação e apoio para ganho de autonomia. Serão priorizados projetos de apoio às cadeias que envolvem agricultura familiar e turismo local.

“O nosso propósito é colaborar para uma sociedade mais justa e inclusiva, e levar oportunidades de desenvolvimento para os territórios selecionados neste programa. A tecnologia é nossa aliada neste momento de pandemia, pois, com ela, conseguimos escalar nossas capacitações e mentorias por meio do WhatApp e outras ferramentas. O apoio a empreendedores e cadeias produtivas locais contribui para o dinamismo econômico destas regiões, proporcionando oportunidades de geração de trabalho e renda que vão além da duração do projeto“, afirma Lars Diederichsen,paranpanema presidente do Instituto Meio, parceiro executor do programa.

A primeira etapa do programa ocorreu em 2020, com o mapeamento das vocações produtivas e os potenciais grupos de produtores locais, a partir de diagnóstico. Representatividade da operação local, impactos da operação da empresa na comunidade e informações socioeconômicas foram os principais critérios usados na escolha das regiões para alocação dos recursos financeiros da CTG Brasil. O intuito é expandir a iniciativa para outras unidades da CTG Brasil nos próximos anos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of