PROJETO DE AMPLIAÇÃO PORTUÁRIA DO MAIOR TERMINAL DA AMÉRICA LATINA É RETOMADO

O Tebar, maior terminal marítimo da América Latina, teve o projeto de ampliação da capacidade de atracação de petroleiros retomado. A responsável pelo planejamento e pela construção é a Petrobrás, que começou a estudar as obras em 2007 e estima um orçamento de R$ 250 milhões para as novas instalações.

Localizado em São Sebastião, São Paulo, no litoral norte, o terminal responde por algo entre 55% a 60% de todo o petróleo consumido no País. A Transpetro discute com órgãos ambientais o impacto das instalações. Listado como segundo mega-projeto para a área, os planos preveem a construção de uma estrutura de 1,7 km, na parte norte do canal, em frente a Ilhabela.

O parque do Tebar possui dezenas de tanques que armazenam petróleo e derivados provenientes da Bacia de Campos (RJ) e do exterior. Depois, os produtos são transferidos por meio de oleodutos para as refinarias de Cubatão, São José dos Campos, Paulínia e São Bernardo do Campo.

A Petrobrás negocia com o Ibama a licença ambiental para a construção de um complexo industrial e portuário que poderá elevar a movimentação anual das atuais 660 mil toneladas para 27 milhões de toneladas por ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of