PROJETO DO ITER AVANÇA COM A MONTAGEM DA PRIMEIRA CÂMARA DE PLASMA DO REATOR EXPERIMENTAL

iterO projeto de fusão do Reator Experimental Termonuclear Internacional (ITER) alcançou um marco importante na montagem da máquina, com a primeira subseção da câmara de plasma do ITER sendo retirada do ferramental e abaixada no poço da máquina. A câmara de plasma do ITER, ou recipiente a vácuo, abriga as reações de fusão e atua como uma primeira barreira de contenção de segurança. Será formado por nove setores de aço em forma de cunha que medem mais de 14 metros de altura e pesam 440 toneladas. As ferramentas de submontagem do setor – cada uma com cerca de 22 metros de altura e pesando cerca de 860 toneladas. Elas  são projetadas para suportar o peso de um setor de vasos a vácuo, duas bobinas de campo toroidais e escudos térmicos revestidos de prata, que juntos pesam cerca de 1200 toneladas. Após um teste completo de pré-elevação, o primeiro subconjunto de setor completo,  consistindo no setor de vaso de vácuo de parede dupla, uma blindagem térmica bem ajustada e dois eletroímãs supercondutores verticais em forma de D chamados bobinas de campo toroidais – agora foi transferido da sala de montagem no poço tokamak. O componente está atualmente suspenso apenas 50 cm acima de seus suportes no poço de montagem, enquanto a equipe de montagem realiza as operações finais de posicionamento. Em seguida, será baixado para seus suportes.

Em um comunicado, a Organização Iter disse que “Muitos atores do projeto participaram do marco de sucesso de hoje. O setor de vasos de vácuo Nº 6, noiter prewd centro da montagem, e a blindagem térmica associada foram fabricadas e entregues pela Agência Doméstica coreana. A Índia fabricou a blindagem interna dentro das paredes duplas do setor e a Rússia forneceu a porta superior. As bobinas de campo toroidais (TF12 e TF13) foram adquiridas pela Agência Doméstica Japonesa.

“A Coréia projetou e construiu a ferramenta de levantamento, as ferramentas de submontagem do setor gigante, o acessório de elevação mais próximo da carga e a ferramenta de coluna no poço que apoiará o recipiente de vácuo durante a soldagem, enquanto a Agência Doméstica Europeia forneceu a ponte aérea iter aguindastes e o próximo acessório de içamento da linha que permite que os guindastes trabalhem juntos.”

Para lembrar, o ITER é um grande projeto internacional para construir um dispositivo de fusão tokamak projetado para provar a viabilidade da fusão como uma fonte de energia em larga escala e livre de carbono. O objetivo do ITER é operar a 500 MW (por pelo menos 400 segundos continuamente) com 50 MW de potência de aquecimento a plasma. Parece que uma entrada de eletricidade adicional de 300 MWe pode ser necessária em operação. Nenhuma eletricidade será gerada no ITER. O primeiro plasma está planejado para 2025, com experimentos de fusão deutério-trítio começando em 2035.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of