PROMAR ENTREGARÁ SEUS PRIMEIROS RESULTADOS EM JULHO, COM FOCO EM EXTENSÃO DA VIDA ÚTIL DE CAMPOS DO PÓS-SAL

marlimO pontapé inicial foi dado. Após o lançamento do Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar), o Ministério de Minas e Energia e outros órgãos do governo se preparam agora para dar os próximos passos. A iniciativa, conforme noticiamos, tem como objetivo realizar melhorias regulatórias e legais, de forma a aumentar os investimentos e a produção nos campos maduros offshore, com especial atenção para a Bacia de Campos. Alguns dos assuntos prioritários dentro dessa nova fase do programa serão o aumento do fator de recuperação desses ativos, além da extensão da vida útil dos campos. Os primeiros resultados do programa serão apresentados ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no mês de julho.

Hoje, segundo dados do setor, o fator de recuperação do pós-sal é de 23% para o petróleo e 30% para o gás natural. Os números estão bem distantes da experiência internacional. No Reino Unido, por exemplo, esse índice chega a 46%, enquanto que na Noruega o indicador alcança 70%. Por isso, segundo avaliações dentro da indústria, há espaço para aumentar o fator de recuperação do pós-sal brasileiro, o que daria sobrevida e maior importância a esses ativos dentro do país.

Não podemos esquecer que a Bacia de Campos, responsável por 90% da produção do pós-sal até hoje, se transformou em um grande laboratório tecnológico ao longo da história”, declarou o diretor-geral da ANP, Rodolfo Saboia.A Bacia de Campos poderá continuar dando sua contribuição para projetos de aumento de recuperação em projetos maduros”, acrescentou.

O próximo passo do Promar será um workshop, voltado aos membros da indústria, nos dias 15 e 16 de abril. A expectativa é que o evento seja presencial, em uma das cidades do Norte Fluminense, a depender da situação da pandemia. Os temas que serão debatidos nesse evento serão: cessão de diretos e transição de operação em campos maduros, descomissionamento e garantias, escoamento de comercialização do gás natural, participações governamentais em campos maduros e acumulações de economicidade marginal, extensão da vida útil de campos maduros, e meio ambiente. Haverá ainda um segundo workshop, previsto para junho. A entrega dos resultados desses debates ao CNPE, como já dito, acontecerá no mês seguinte.

O secretário de petróleo e gás do Ministério de Minas e Energia, José Mauro, que também esteve no lançamento do programa, disse que o Promar vai tratar também de um aspecto legal muito importante, que é a liberação de áreas dentro do polígono do pré-sal para serem leiloadas no modelo de concessão.

Hoje, o que mostram os estudos é que, geologicamente, não temos dentro do pré-sal áreas com competitividade a serem leiloadas no modelo de partilha de produção. Mas temos muitas áreas que, se leiloadas no modelo de concessão, têm atratividade, competitividade e gerarão recursos, emprego e renda para essa região”, frisou o secretário.

Atualmente há dois projetos relacionados a esse assunto no Congresso Nacional: o PL 3.178/19, do senador José Serra; e o PL 5.007/20, do deputado Paulo Ganime. “É urgente que possamos liberar essas áreas que estão no polígono do pré-sal, que só poderiam ser leiloadas no regime de partilha, para que sejam leiloadas no regime de concessão, trazendo mais investimentos para toda a região da Bacia de Campos”, completou Mauro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of