PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE ESTOQUES DE DIESEL FOI REJEITADA EM REUNIÃO DA DIRETORIA DA ANP

anpA diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) rejeitou hoje (5) uma proposta, apresentada pela diretora Symone Araújo, que previa a formação de estoques de diesel em virtude de uma possível escassez do produto até o final do ano. A medida recebeu o voto favorável do diretor-geral Rodolfo Saboia, além do voto da própria Symone (relatora do processo), mas foi rejeitada pelos diretores Fernando Moura, Daniel Maia e Cláudio Martins.

A proposta original previa que distribuidores de combustíveis, com mais de 8% de participação de mercado, deveriam aumentar os atuais estoques mínimos de três dias (Sul, Sudeste e Centro-Oeste) ou cinco dias (Norte e Nordeste) para nove dias. A medida valeria durante o segundo semestre e afetaria cinco companhias: Acelen, Ipiranga, Petrobrás, Raízen e Vibra Energia. A medida estava sendo criticada por representantes do segmento de distribuição, pois representaria um aumento nos custos logísticos.

Durante a reunião, prevaleceu a proposta apresentada pelo diretor Fernando Moura, que recebeu os votos favoráveis de Daniel Maia e Cláudio Martins. Moura defendeu a manutenção da obrigatoriedade de produtores e distribuidores de informarem os seus volumes de S-10 e estipula a obrigatoriedade de traders de informarem à agência a previsão de partida dos navios com o produto importado. Adicionalmente, os traders também deverão informar quaisquer contratempos em relação à chegada das cargas de diesel S10 ao Brasil. Já os produtores deverão apontar quando ocorrer algum fato novo nas refinarias que possa alterar os volumes de produção.

Em nota, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) avaliou como positiva a decisão da ANP de não elevar os níveis de estoques mínimos de diesel S10 exigidos no país, alegando que isso seria oneroso ao sistema e ineficiente para a garantia de suprimento.  “É importante destacar que o atendimento aos mercados é objetivo central dos agentes econômicos, que desenham as suas estratégias comerciais e logísticas com base em análises das alternativas de suprimento e da demanda. Diante de um cenário internacional desafiador nos últimos meses, os agentes demonstraram responsabilidade pelo abastecimento e compromisso com seus contratos, sem faltas ou interrupções, tendo elevado seus estoques acima dos níveis mínimos previstos na Resolução 45/2013, sem que houvesse qualquer comando neste sentido”, disse a entidade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of