QUASE 35 ANOS DEPOIS DE SUA INAUGURAÇÃO, A USINA NUCLEAR ANGRA 1 BATE RECORDE DE GERAÇÃO DE ENERGIA

fffPassam-se os anos e a primeira usina nuclear brasileira, Angra 1, ainda mostra muita eficiência. Inaugurada em 1985, ela teve em 2019, quase 35 anos depois, a maior produção de energia de sua história. A unidade gerou 5.546.164 megawatts-hora (MWh), superando sua melhor marca, obtida em 2012 (5.395.561 MWh). É energia suficiente para abastecer por um ano uma cidade com mais de 2,3 milhões de habitantes, como Belo Horizonte (MG) ou Fortaleza (CE). A primeira usina nuclear brasileira opera com um reator de água pressurizada (PWR), o mais utilizado no mundo, de 640 megawatts de potência.

O superintendente da unidade, Abelardo Vieira, destaca que, além da produção, Angra 1 permaneceu conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por 361 dias em 2019 e atingiu um fator de capacidade de 98,21%, o maior entre todas as geradoras de energia elétrica do país, independentemente da fonte. “Seria impossível atingir esta marca sem a dedicação e o profissionalismo não só do pessoal de Angra 1, mas de todo o corpo funcional da Eletronuclear”, afirma.

O presidente da empresa, Leonam Guimarães, também comemora o feito: “Angra 1 alcançou resultados muito expressivos nos últimos dez anos e, hoje, é uma das melhores usinas do seu tipo em todo o mundo. Esse resultado é fruto do trabalho que vem sendo realizado, por toda a Eletronuclear, de modernização dos equipamentos e sistemas da usina, visando à extensão de sua licença de operação por mais 20 anos”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of