RAFAEL GROSSI FALA PELA PRIMEIRA VEZ NA ONU E DIZ QUE A ENERGIA NUCLEAR SERÁ PARTE DA SOLUÇÃO SOBRE O CLIMA NO MUNDO

FFFFRDiscursando na Assembleia Geral das Nações Unidas pela primeira vez desde sua nomeação como diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi falou sobre o impacto global do COVID-19 e as mudanças climáticas E sobre o papel Das tecnologias nucleares  para enfrentar esses e outros desafios de desenvolvimento: “Minha primeira viagem para fora da Áustria como diretor-geral foi para a conferência sobre mudança climática COP 25 em Madrid em dezembro passado. Queria enviar uma mensagem muito clara – que a energia nuclear é parte da solução para a crise climática. Eu sou ansioso para garantir que a voz da agência seja ouvida sobre os grandes benefícios da energia nuclear. “

Ele observou que as últimas projeções anuais da agência  mostram que a energia nuclear continuará a desempenhar um papel-chave no mix de energia de baixo carbono do mundo, com a capacidade elétrica nuclear global sendo vista quase dobrando até 2050 em seu cenário de alto caso. “A mitigação da mudança climática continua sendo um fator potencial chave para o uso da energia nuclear. Os grandes benefícios das tecnologias nucleares são sustentáveis apenas se usadas com segurança.” A AIEA ajudou 147 países e territórios no ano passado por meio de seu programa de cooperação técnica, 35 dos quais para os países menos desenvolvidos.  O foco principal de seu trabalho estava na saúde e nutrição, segurança e proteção nuclear e alimentação e agricultura.

Grossi falou sobre como a AIEA adaptou suas operações durante o bloqueio no início deste ano, colocando muitas de suas atividades online e organizando reuniões, cursos de treinamento e webinars, incluindo sessões de apoio a radiologistas, operadores de usinas nucleares e especialistas em segurança nuclear na realização de seus trabalhos no face da pandemia. Ele lembrou o apoio emergencial do COVID-19 da AIEA aos Estados membros no uso de RT-PCR, uma técnica derivada do núcleo usada para a detecção do vírus causador da doença. “Lançamos a maior operação da história da Agência para ajudar os países a enfrentar o coronavírus. Quase 1.500 remessas de equipamentos para detecção e diagnóstico de vírus, e outros suprimentos, foram entregues a cerca de 125 países.” Grossi falou ainda  sobre a nova iniciativa da AIEA Zoonotic Disease Integrated Action (ZODIAC) para ajudar o mundo a se preparar melhor para futuras pandemias. O ZODIAC incluirá uma rede global de laboratórios de diagnóstico trabalhando para o monitoramento, detecção e controle de doenças zoonóticas – doenças transmitidas de animais para humanos.

A AIEA continua a verificar o não desvio de material nuclear declarado pelo Irã em seu Acordo de Salvaguardas. As avaliações sobre a ausência de material nuclear não declarado e atividades para o Irã continuam.  “Saúdo o acordo entre a agência e o Irã, que espero reforce a cooperação e aumente a confiança mútua.” As atividades nucleares da Coréia do Norte “continuam sendo motivo de séria preocupação. A continuação do programa nuclear do país é uma violação clara das resoluções relevantes do Conselho de Segurança e é profundamente lamentável.” Ele pediu à Coreia do Norte que cumpra integralmente suas obrigações de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança, coopere prontamente com a AIEA na implementação plena e efetiva de seu Acordo de Salvaguardas do TNP e resolva todas as questões pendentes, especialmente aquelas que surgiram durante a ausência de inspetores do país.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of